Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37640

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorMELO, George Souza de-
dc.date.accessioned2020-08-14T15:42:52Z-
dc.date.available2020-08-14T15:42:52Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMELO, George Souza de. Performances dissidentes no currículo: narrativas, diferença e construção de subjetividades. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37640-
dc.description.abstractCompreendido como uma conversa sobre conversas, este trabalho parte da reflexão sobre discurso, narrativa e experiência para uma análise de produções discursivas marcadas pela diferença e sua relação com o currículo. Dessa forma, tem como objetivo geral, analisar trajetórias escolares estudantis a partir de narrativas mobilizadas por conversas que partiram, principalmente, de experiências de diferença em torno de marcadores sociais de gênero e sexualidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas com ex-alunos de ensino médio de uma escola pública da cidade do Recife, Pernambuco. A partir das quais se busca entender como a relação de negociação constante entre subjetivação pela diferença e a composição contingente do currículo atua no sentido de produzir possibilidades educacionais que garantam experiências mais positivas ou não. Notamos que, diferentemente do que se pode imaginar sobre as existências de pessoas dissidentes no espaço escolar, as experiências daqueles sujeitos apresentam um panorama de integração curricular que possibilita as suas expressões consideradas como diferentes da regulação normativa sobre gênero e sexualidade, que se tornou hegemônica. Isso pôde ser notado, por exemplo, através das participações em projetos didáticos, nas aulas de educação artística e de dança, nas brincadeiras com colegas de escola, na relação entre professores/as e alunos/as, nas descobertas de afetos e identidades de gênero. Para compor a discussão proposta pelo trabalho e a sua relação com a educação, utilizamos um panorama variado de teóricos e teóricas que podem ser localizados na Teoria Política do Discurso e também em estudos de gênero e sexualidade, geralmente, entendidos como pós -estruturalistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso Narrativopt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadept_BR
dc.titlePerformances dissidentes no currículo : narrativas, diferença e construção de subjetividadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0614765110049772pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxUnderstood as a conversation about conversations, this master thesis begins with the reflection on discourse, narrative and experience for an analysis of discursive productions characterized by the difference and their relationship with the curriculum. Therefore, its general objective is to analyze student school trajectories based on narratives mobilized by conversations that started, mainly, from experiences of difference around social markers of gender and sexuality. For this purpose, interviews were conducted with former high school students from a public school in the city of Recife, Pernambuco. From which it seeks to understand how the relationship of constant negotiation between subjectification by difference and the contingent composition of the curriculum acts in order to produce educational possibilities that guarantee more positive experiences or not. We have noticed that, differently from what can be imagined about the existence of dissident people in the school space, the experiences of those subjects show a panorama of curricular integration that allows their expressions considered to be different from the normative regulation on gender and sexuality, which has become hegemonic. This could be noticed, for example, through participation in didactic projects, in artistic education and dance classes, in games with schoolmates, in the relationship between teachers and students, in the discoveries of affections and gender identities. To compose the discuss ion proposed by this thesis and its relationship with education, we used a varied panorama of theorists that can be located in Political Theory of Discourse and also in gender and sexuality studies, generally understood as post -structuralist.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO George Souza de Melo.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons