Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37609

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Kécia da Silveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA FILHO, Agildo Maciel de-
dc.date.accessioned2020-08-08T01:48:53Z-
dc.date.available2020-08-08T01:48:53Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.date.submitted2020-08-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, Agildo Maciel de. Nível de letramento financeiro dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: Campus Caruaru. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37609-
dc.description.abstractEste trabalho analisou o nível de letramento financeiro dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Caruaru. As análises foram baseadas nas variáveis socioeconômicas, observando quais poderiam estar relacionadas ao letramento financeiro dos alunos. A amostra correspondeu a 197 estudantes. Para análise dos dados foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos, análise de diferença de médias e regressão linear múltipla. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que os alunos enquadram-se, em sua maioria, nos maiores níveis de letramento financeiro, mais de 66% nos níveis 4 e 5, em uma escala de 1 a 5, valor superior a média nacional. Quanto às características socioeconômicas, foi identificado que a ocupação das mães dos alunos e estes terem realizado maior parte de seus estudos em escola pública estão relacionados ao nível de letramento financeiro dos alunos. Os resultados também ratificam o diferenciado desempenho de alunos da rede federal de ensino. Com os achados, entende-se que o trabalho contribui para solidificação de pesquisas sobre letramento financeiro, e possibilita dados para desenvolvimento de ações voltadas a emancipação financeira de jovens.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFinanças - Conhecimentospt_BR
dc.titleNível de letramento financeiro dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: Campus Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8069571Z5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259793D2pt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzed the level of financial literacy of high school students of the federal institute of education, science and technology of pernambuco - campus caruaru.the analyzes were based on the socioeconomic variables, observing which are be related to the financial literacy of the students. the sample consisted of 197 students. to analyze the data, a descriptive analysis of the data obtained was performed, analysis of mean difference and multiple linear regression. among the results, it was identified that the students are mostly in the highest levels of financial literacy, more than 66% in levels 4 and 5, on a scale of 1 to 5, higher than the national average. regarding the socioeconomic characteristics, it was identified that the occupation of the mothers of the students and those who have carried out most of their studies in public school are related to the level of financial literacy of the students. the results also confirm the differentiated performance of students in the federal education system. with the findings, it is understood that the work contributes to the solidification of research on financial literacy, and provides data for the development of actions aimed at the financial emancipation of young people.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA FILHO, Agildo Maciel de.pdf458,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons