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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3759
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Título : | Pobreza, qualidade da escola e background familiar influenciando a educação no Brasil : uma análise à luz da teoria do capital humano |
Autor : | Honorato da Silva Júnior, Luiz |
Palabras clave : | Qualidade da escola; Background familiar; Educação; Capital humano; Brasil |
Fecha de publicación : | 31-ene-2009 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Honorato da Silva Júnior, Luiz; de Sá Barreto Sampaio, Yony. Pobreza, qualidade da escola e background familiar influenciando a educação no Brasil : uma análise à luz da teoria do capital humano. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Resumen : | A teoria do capital humano mostra que elevados níveis de pobreza e o ambiente sócioeconômico em que os indivíduos estão inseridos afetam as escolhas ótimas de escolarização. Este trabalho buscou evidências acerca desta hipótese no Brasil, a partir da verificação dos efeitos marginais que a pobreza, outras variáveis sócio-econômicas e variáveis relacionadas à qualidade da oferta escolar trazem aos resultados educacionais em seus municípios. Numa regressão de MQO, observou-se que a pobreza tem uma forte correlação negativa com os resultados escolares e este resultado é ainda mais forte para as mulheres. Outras variáveis como renda per capita, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade se mostraram importantes nos resultados. Observou-se ainda a relevância da razão aluno por professor, quantidade de professores com curso superior e taxa de urbanização nos resultados escolares, mostrando evidências de que além do ambiente sócio-econômico, fatores ligados à oferta educacional estariam deprimindo o acesso à escola no Brasil. Por outro lado, os salários médios dos professores não apresentaram impactos significativos sobre os resultados. Em seguida, buscouse verificar o efeito marginal da qualidade da escola, mensurada pela razão aluno por professor, e do background familiar, mensurado pelos níveis de educação dos pais dos indivíduos contidos na amostra, sobre a os resultados educacionais destes indivíduos e sobre seus retornos à educação no mercado de trabalho. Verificou-se que uma diminuição na razão aluno por professor é positivamente correlacionada com aumentos na educação média dos indivíduos, mas a educação dos pais possui um efeito ainda mais forte sobre a escolarização dos indivíduos. As evidências empíricas encontradas sugerem também que uma melhora na qualidade da escola traz resultados positivos sobre a educação média e sobre os retornos à educação no mercado de trabalho e, estes retornos têm a peculiaridade de serem maiores para os indivíduos nascidos em regiões e grupos etários com background familiar mais pobre. Por fim, verificou-se que a qualidade da escola tem sido um substituto técnico do background familiar como fatores de produção de capital humano. Assim, maior e mais eficiente alocação de recursos investidos em educação poderia ser usado para reduzir as diferenças nos resultados educacionais induzidas pela desigualdade de educação dos pais |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3759 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Economia |
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