Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Nayanne Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-04-22T20:08:31Z-
dc.date.available2020-04-22T20:08:31Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.date.submitted2020-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Nayanne Ferreira da. O ato de presentear: uma análise no comportamento do consumidor feminino. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37177-
dc.description.abstractO ato de presentear é uma parte do comportamento do consumidor repleta de significados explícitos e implícitos, e é um comportamento universal existente desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra de presentes de consumidores do gênero feminino. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas estruturadas com mulheres moradoras do município de Riacho das Almas, interior de Pernambuco, no período de 10 a 17 de maio de 2019. A seleção das participantes se deu por amostra não probabilística por conveniência e por julgamento, e a técnica utilizada para analisar as entrevistas foi a análise de conteúdo. Para esta análise, as perguntas foram divididas em quatro categorias analíticas: hábitos de compra, motivações para a compra, processo de escolhas e significados do ato de presentear. Os resultados corroboraram com a literatura acadêmica da área ao constatar a preferência feminina por presentes neutros, como livros, canecas, porta-retratos e chocolates. Além deste, os resultados também apontam que a compra de presentes acontece, quase sempre, relacionada à dimensão da obrigatoriedade, pois não há um hábito de compra, ela se efetiva apenas quando há alguma ocasião especial, como datas comemorativas ou celebrações sociais, sendo estes presentes direcionados, geralmente, a familiares e amigos próximos.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPresentespt_BR
dc.subjectCompradorespt_BR
dc.titleO ato de presentear: uma análise no comportamento do consumidor feminino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735681E6pt_BR
dc.description.abstractxGiftgiving is a part of consumer behavior fraught with explicit and implicit meanings, and is a universal behavior that has existed since the early days of mankind. Thus, the present study aims to analyze the behavior of the purchase of gifts from female consumers. Five structured interviews were conducted with women living in Riacho das Almas, in the interior of Pernambuco, from May 10 to 17, 2019. The selection of the participants was done by non-probabilistic sample for convenience and trial, and the technique used to analyze the interviews was content analysis. For this analysis, the questions were divided into four analytical categories: buying habits, motivations for the purchase, process of choices and meanings of the gift. The results corroborated with the academic literature of the area when noticing the female preference for neutral gifts, such as books, mugs, picture frames and chocolates. Besides this, the results also point out that the purchase of gifts is almost always related to the size of the obligation, since there is no buying habit, it is effective only when there is a special occasion, such as commemorative dates or social celebrations, these being gifts usually directed to close family and friends.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Amanda Nayanne Ferreira da.pdf311,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons