Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37138

Compartilhe esta página

Título: A informalidade dos trabalhadores por conta própria que atuam na prestação de serviços para casamentos em Caruaru-PE.
Autor(es): DEODATO, Darlanne Michelli de Lima Silva
Palavras-chave: Trabalho informal; Casamento; Prestação de serviços - Caruaru (PE)
Data do documento: 17-Jul-2019
Citação: DEODATO, Darlanne Michelli de Lima Silva. A informalidade dos trabalhadores por conta própria que atuam na prestação de serviços para casamentos em Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: O casamento é uma celebração que surgiu desde os primórdios da história e vem se modificando. Apesar de todas as alterações ao longo do tempo um fator que vem chamando atenção é a presença dos trabalhadores informais que vem surgindo na área, pois perceberam que os eventos matrimoniais se tornaram um negócio rentável, porque antigamente todos os processos do casamento eram realizados pela família da noiva e atualmente fica sob responsabilidades de terceiros. Esta pesquisa se propõe compreender a percepção dos trabalhadores que atuam no ramo de casamento sobre a informalidade no seu mercado de atuação. Os objetivos específicos buscaram a) caracterizar os principais fatores que levam os trabalhadores a se inserir no ramo de festas de casamento a trabalhar na informalidade; b) identificar as vantagens de trabalhar na informalidade para estes profissionais; c) identificar as desvantagens do trabalho informal para tais profissionais. O aporte teórico se apoiou em dois eixos principais: na literatura que remota a história da informalidade e como ela vem se fazendo presente no setor de casamentos. Para a pesquisa foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, tendo como sujeitos cinco entrevistados que atuam informalmente no setor de casamentos em Caruaru-PE. A técnica de produção de material empírico foi a entrevista semiestruturada. Para análise das entrevistas foi utilizada a estratégia de análise de conteúdo (BAUER; GASKELL, 2008). As conclusões obtidas constataram que os principais fatores para a inserção no mercado informal no setor de casamentos são: causa financeira, para complemento de renda familiar, necessidade de autonomia e por fatores emocionais como diminuição de estresse causado pelo emprego anterior. As vantagens de se manter na informalidade são: flexibilidade de horário; o não pagamento de impostos e autonomia de ser seu próprio patrão e a diminuição da burocracia para registro. As desvantagens percebidas são: falta de segurança quanto aos direitos trabalhistas garantidos pela CLT; a instabilidade financeira; a perda de contratação de serviços devido a falta de registro no CNPJ, dificultando a emissão de notas fiscais e a realização de empréstimos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37138
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEODATO, Darlanne Michelli de Lima Silva.pdf859,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons