Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36990

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRAMER, Luciana-
dc.contributor.authorFREITAS, Francielly Frazão dos Santos-
dc.date.accessioned2020-03-12T21:09:47Z-
dc.date.available2020-03-12T21:09:47Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Francielly Frazão dos Santos. A influência da liderança na motivação dos colaboradores: um estudo de caso em uma escola de idiomas. Caruaru: O Autor, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36990-
dc.description.abstractO tema liderança e motivação têm sido muito discutidos dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais as necessidades dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltadas para a valorização e a auto realização no ambiente de trabalho. Tendo em vista toda a complexidade de gerir uma organização nos dias de hoje e principalmente o desempenho dos colaboradores, é necessário entender o que os leva a realizar ou não tal trabalho, é importante entender o que os motiva. Este artigo tem como objetivo analisar a influência da liderança para a motivação de colaboradores em uma Escola de Idiomas. O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso com enfoque exploratório e descritivo, onde buscou-se auxílio na bibliografia, também é caracterizado com uma pesquisa quantitativa e qualitativa e através da aplicação dos questionários fechados com 20 colaboradores, em Novembro de 2015, foi identificado que a direção exerce uma liderança democrática e os resultados mostram que os incentivos a participação, organização de atividades e a utilização das ideias dos colaboradores relacionadas a Escola acabam gerando um resultado positivo nos colaboradores. Concluiu-se que de fato a motivação dos colaboradores da Escola de Idiomas, está relacionada com o comportamento e as atitudes da direção, refletindo consequentemente nos resultados dos trabalhos realizados e no desempenho da organização.pt_BR
dc.format.extent107p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectInfluência socialpt_BR
dc.titleA influência da liderança na motivação dos colaboradores: um estudo de caso em uma escola de idiomas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8743201E8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420J3pt_BR
dc.description.abstractxThe leadership and motivation’s theme have been much discussed within organizations like appearance of greater productivity. Only a good salary no longer meets the needs of employees, but rather, a series of targeted actions for recovery and self-realization in the workplace. In view of the complexity of managing an organization these days and especially the employees’ performance, you must understand what drives them to do or not such work, it is important to understand what motivates them. This article aims to analyze the leadership influence to the employee’s motivation in a language school. This work is characterized as a case study with an exploratory approach and descriptive, which sought to aid in the bibliography, is also featured with a quantitative and qualitative research and in the application of closed questionnaires with 20 employees in November 2015, it was identified that the school management has a democratic leadership and the results show that the incentives for participation, organization of activities and the use of ideas from employees related to school end up generating a positive result in employees. It was concluded that in fact the employees’ motivation of the language school, is related to the school management behavior and attitudes, thus reflecting the results of the work and the performance of the organization.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREITAS, Francielly Frazão dos Santos.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons