Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36956
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Melissa Sabrina Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T14:56:01Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T14:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-11 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Melissa Sabrina Tavares. Uma análise das características de feminilidade presentes em coleções de Christian Dior. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36956 | - |
dc.description.abstract | No contexto de uma sociedade de consumo, as grandes marcas constróem sua identidade a partir de atributos, esses existindo como promessas fortemente vinucladas às necessidades e desejos de seus consumidores que, por sua vez, nesses valores se pautam para se posicionarem em seus espaços sociais. Tal condição é especialmente evidenciada quando se trata de uma marca da cadeia moda-vestuário. Uma das formas de expressar a identidade da marca está no produto por ela chancelado, cuja coleção é elaborada para determinada temporada. Tais atributos intangíveis são materializados nas peças por meio de elementos de design, signos plásticos, que ganham significação no conjunto da mensagem por meio de sua interação com signos icônicos e linguísticos, assim comunicando a temática da coleção, o estilo e identidade da marca em questão, diferenciando-a da concorrência no mercado. A feminilidade é um conceito bastante explorado por diversas marcas. No contexto mundial, a marca Christian Dior foi reconhecida por explorar as características atreladas à feminilidade como atributos de identidade de marca. Contudo o conceito de feminilidade é uma construção social política, cultural e ideológica e existe imbricada em práticas sociais. Se para criação de uma coleção de produtos de moda cabe ao designer definir os elementos de design adotados para expressão dos atributos da marca, e como eles se ligam às tendências da estação, ao estilo e a temática da coleção, adotamos um caminho inverso ao da criação: buscamos analisar como, por meio dos elementos de design, a feminilidade foi significada na configuração estética das peças de roupa da coleção lançada pela marca Christian Dior em duas coleções: a de outono 2010 e a de verão 2015. Nossa pesquisa teve um caráter documental, nosso corpus foi formado por 69 imagens de peças apresentadas nos desfiles, todas as que estavam disponíveis no site oficial da Vogue. Nossa análise embasou-se na configuração estética de Löbach (2001), para quem a significação é uma construção que se dá apoiada na soma dos elementos e sua relação, e envolveu três passos: Coletamos as imagens disponíveis e executamos uma pré-análise em termos de forma e cor; elaboração do inventário denotativo de três imagens de cada coleção e, por fim, efetuamos a triangulação dos dados, analisando o conjunto dos elementos configurativos. Nossos resultados apontaram para os sentidos de uma feminilidade atrelada as palavras: sofisticação, sedução, intensidade, determinação e autoconfiança, portanto, bem peculiar e distante dos sentidos mais comuns: fragilidade, passividade e delicadeza. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dior, Christian. 1905-1957. | pt_BR |
dc.subject | Feminilidade | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.title | Uma análise das características de feminilidade presentes em coleções de Christian Dior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164991E3&tokenCaptchar=03AERD8XqJ-eE2PU8WFk-KKVzfCVj-m2xxWNiN5GrrIx-QFdZPcLX8WRR1VsoV3CLDURsUVv1aKWfftU_oUVY0gq_vwCx7I6kfDGOasDGmo2WzYY4nRQyt3NQ68PS8-h8yE8ZCeqweR2Hcioo7sbumgralsgryVQZN8ulcPUsxTZmwaLWPYGDSU5T3uyDnHEzGMOy6KEFTQ2jKLmf2WVQ6ifgpMSrsQIA61BMXlsGZCRxtf0UyAe3RMO6dfkptLDcVBo3BHpe6vP0w2v2pEvZHWVekrUbzhRd6VlsCNVAeN8QS2B-Rwo_Pm8Mq7WVl-2MROBQj-UAAFZCQHDRGOmxdMxlZbZEAaj-0SwewnPhqtX6oukQ7mqfZmSCxoQvnVsiH-0jkkWY5fD_BVZg8t7hYNuaI6iV5SlaBqA | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the context of a consumer society, large brands construct their identity based on attributes, which exist as promises strongly linked to the needs and desires of their consumers, which, in turn, are oriented to position themselves in their social spaces. This condition is especially evident when it comes to a brand of fashion-clothing chain. One of the ways of expressing the brand's identity is in the product it has been chancelado, whose collection is made for a certain season. Such intangible attributes are materialized in the pieces by means of design elements, plastic signs, which gain significance in the whole of the message through their interaction with iconic and linguistic signs, thus communicating the theme of the collection, the style and identity of the brand in question, differentiating it from competition in the market. Femininity is a concept explored by many brands. In the world context, the Christian Dior brand was recognized for exploiting the characteristics attached to femininity as attributes of brand identity. However, the concept of femininity is a political, cultural and ideological social construction and is embedded in social practices. If for the creation of a collection of fashion products it is up to the designer to define the design elements adopted to express the attributes of the brand, and how they relate to the trends of the season, the style and the theme of the collection, we adopt a path inverse to that of creation: we sought to analyze how, through the elements of design, femininity was signified in the aesthetic configuration of the clothing pieces of the collection launched by the Christian Dior brand in two collections: autumn 2010 and summer 2015. Documentary character, our corpus was formed by 69 images of pieces presented in the parades, all that were available in the official site of Vogue. Our analysis was based on the aesthetic configuration of Löbach (2001), for whom meaning is a construction based on the sum of the elements and their relation, and involved three steps: We collect the available images and perform a pre-analysis in terms shape and color; elaboration of the denotative inventory of three images of each collection, and, finally, we triangulate the data, analyzing the set of configurative elements. Our results point to the senses of a femininity tied to the words: sophistication, seduction, intensity, determination and self-confidence, therefore, very peculiar and distant from the most common senses: fragility, passivity and delicacy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Melissa Sabrina Tavares.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons