Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36949
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Caio Henrique de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T21:52:58Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T21:52:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, C. H. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36949 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta uma análise da abordagem do conteúdo de algas nos livros didáticos de biologia, por meio da identificação e organização do conteúdo e a verificação das propostas de ensino. As algas são seres em sua maioria autotróficos, ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento, por meio da fotossíntese, e se destacam ecologicamente por isso, sendo chamadas de pulmão do mundo, além de outras contribuições na economia. Esse conteúdo é abordado no Ensino Médio, sendo o livro didático um dos principais recursos didáticos utilizados por sua contribuição no ensino aprendizagem. Diante disso, seguimos a análise de livros de biologia que constam no Plano Nacional do Livro Didático (PNDL), a de uma metodologia qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e documental, com enfoques ao conteúdo teórico, os recursos visuais, as atividades complementares e os recursos adicionais. Obteve-se lacunas na abordagem do conteúdo, com relação a esses critérios, como exemplo, na contextualização, problematização, e atividades práticas. Porém os livros didáticos trouxeram muitos pontos positivos, como conteúdo atualizado, sem erros conceituais, e imagens de qualidade. Entretanto considerando outros conteúdos, o assunto algas existia falta na aplicação de atividades e propostas de apoio didático. Assim, é necessário que o livro didático se utilize de abordagens diferenciadas visando colaborar com a prática docente e melhorar o processo de ensinoaprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | Abordagem do conteúdo de Algas em livros didáticos de Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Maria de Fátima Oliveira | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research presents an analysis of the algal content approach in the biology textbooks, through the identification and organization of the content and the verification of the teaching proposals. Algae are mostly autotrophic beings, that is, they are able to produce their own food through photosynthesis, and stand out for it ecologically, being called the lung of the world, in addition to other contributions to the economy. This content is addressed in high school, being the textbook one of the main didactic resources used for its contribution in teaching learning. Given this, we follow the analysis of biology books contained in the National Plan of Textbook (PNDL), a qualitative and quantitative methodology, descriptive and documentary, with approaches to theoretical content, visual resources, complementary activities and additional features. Gaps were found in the approach to content regarding these criteria, such as contextualization, problematization, and practical activities. But textbooks have brought many good points, such as updated content, no conceptual errors, and quality images. However considering other contents, the subject algae existed lack in the application of activities and proposals for didactic support. Thus, it is necessary that the textbook uses different approaches to collaborate with teaching practice and improve the teaching-learning process of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7226218776712446 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTANA, Caio Henrique de Moura.pdf | 720,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons