Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36942

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Danúbia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-10T21:01:18Z-
dc.date.available2020-03-10T21:01:18Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, D. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36942-
dc.description.abstractNa área das Ciências da natureza abordam conteúdos que se tornam abstratos para os estudantes cegos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais difícil. Desse modo, houve a necessidade de produzirmos um modelo didático que fosse acessível e inclusivo acerca das camadas atmosféricas, para auxiliar os estudantes e também os professores nesse processo. Com isso, objetivamos nesse trabalho construir um modelo didático sobre as camadas atmosféricas e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático a partir das impressões dos estudantes, que foram coletadas através de um questionário onde as respostas foram obtidas por gravação de áudio. O modelo didático foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo, contendo alto relevo para ampliar a compreensão dos estudantes cegos e de baixa visão, e o recurso foi todo produzido manualmente. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação do modelo didático, onde foi possível observar a satisfação dos estudantes diante dos conhecimentos adquiridos.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino-Deficientes Visuaispt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.titleProdução de um modelo didático acessível adaptado para o ensino de Ciências a alunos cegos acerca das camadas da atmosferapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxIn the area of natural sciences they approach content that becomes abstract to blind students, thus making the teaching and learning process more difficult. Thus, there was a need to produce a didactic model that was accessible and inclusive about atmospheric layers, to assist students and teachers in this process. Thus, we aim in this work to build a didactic model on the atmospheric layers and analyze the possibilities of its use as a didactic resource from the students' impressions, which were collected through a questionnaire where the answers were obtained by audio recording. The didactic model was produced with accessible and low cost materials, containing high relief to broaden the understanding of blind and low vision students, and the resource was all produced manually. The results were obtained from the application of the didactic model, where it was possible to observe the students' satisfaction with the acquired knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Danúbia Maria da Silva.pdf903,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons