Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36858
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renato Amorim da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T20:36:09Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T20:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36858 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem dos conteúdos do Filo Cnidaria em eventos nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia através da segunda etapa proposta pelo Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) - As Investigações Empíricas. O trabalho possui uma abordagem quali/quantitativa, sendo uma pesquisa do tipo descritiva com análise bibliográfica. A coleta dos dados ocorreu através dos trabalhos publicados nos anais de cinco eventos nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC, ENEBIO e EREBIO NE). A captação dos dados se deu em três momentos. No primeiro momento a quantificação dos trabalhos da área da Zoologia e seu Ensino. No segundo a verificação dos artigos que abordavam o Filo Cnidaria, enquanto no terceiro a análise do conteúdo dos trabalhos selecionados com a formação de três categorias (Conceito primário, Conceito secundário e Conceito terciário). Ao final da análise foi verificado um total de 16.747 trabalhos, dentro desse total foram eleitos 866, que se caracterizaram como sendo da área da Zoologia e seu Ensino. Considerando os trabalhos categorizados que abordam o Filo Cnidaria, foram identificados apenas 14. O ENEBIO foi o evento com mais trabalhos na área da Zoologia e seu Ensino, já o ENPEC e o CONAPESC apresentaram uma curva de crescimento elevada nos trabalhos dessa área ao longo de suas edições. O CONGREBIO, que embora tenha uma curva decrescente nos trabalhos da área, foi o evento que apresentou a maior porcentagem de trabalhos na área comparada proporcionalmente a sua quantidade de trabalhos publicados. Por fim, levando em consideração os trabalhos que abordavam o Filo Cnidaria, o ENEBIO apresentou a maior quantidade de trabalhos abordando esse conteúdo. Contudo, foi notável uma baixíssima quantidade publicada, revelando pouco interesse por parte dos pesquisadores ao longo do período analisado a respeito da temática. No entanto, acreditamos que mais pesquisas possam surgir futuramente a respeito desses animais, com trabalhos que possam dar maior ênfase a importância desses organismos ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title | Investigações empíricas a partir das perspectivas do modelo de reconstrução educacional (MRE): uma abordagem sobre o Filo Cnidaria em eventos de ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This survey aimed to analyze the approach of the contents of Phylum Cnidaria in events in the area of Science and Biology teaching through the second stage of the Model of Educacional Reconstruction (MER) – The empirical investigations. The work has a quali/quantitative approach, being a research of the descriptive type with bibliographical analysis. The data collection took place through the papers published in the annals of five events in the area of Science and Biology teaching (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC, ENEBIO and EREBIO NE). Data capture occurred in three different moments. In the first, the papers of Zoology and its teaching were quantified. In the second moment, the papers adressing the Cnidaria Phylum were verified, while in the third, it was done an analysis of the contents of the selected papers with the formation of three main categories (Primary concept, Secondary concept and Tertiary concept). At the end of the analysis it was verified an amount of 16.747 papers, within this total 866 were elected which were characterized as being in the area of Zoology and its teaching. Whereas the categorized papers that address the Cnidaria Phylum, only 14 of them were identified. ENEBIO was the event with the most papers in the area of Zoology and its teaching, however ENPEC and CONAPESC presented a high growth curve in the papers of the area over their editions. CONGREBIO, even presenting a decreasing curve in the papers of the area, was the event that showed the highest percentage of papers in the area, compared to its quantity of published papers. Lastly, taking in consideration the papers that fit into the Cnidaria Phylum, ENEBIO presented the largest of the addressing papers of this content. Despite of that, a very small amount published was still remarkable, revealing little interest from researchers over the years raised on the subject. However, we believe that in the future, more research may emerge regarding theses animals, with studies that may emphasizes the importance of these organisms to the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, RENATO AMORIM DA.pdf | 546,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons