Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36822

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Emílio Leite de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Franciane Alves de-
dc.date.accessioned2020-03-04T22:21:06Z-
dc.date.available2020-03-04T22:21:06Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Franciane Alves de. 2019. Sequência didática da proposição a aplicação: uma análise das interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36822-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo analisar as relações didáticas entre o professor, os alunos e o saber matemático função afim, utilizando a Teoria das Situações Didáticas (TSD), sob o ponto de vista do planejamento e ação didática do professor. Para tanto, optamos pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa, que nos fornece subsídios para compreender as interações que ocorrem na sala de aula durante o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem: a Teoria das Situações Didáticas (TSD). Nosso estudo de cunho qualitativo foi realizado com uma professora de matemática e seus alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira- PE. Para responder aos objetivos desta pesquisa, fez-se necessário iniciar esta investigação desde o planejamento da professora, passando por sua aplicação e percepção do que foi vivenciado pela docente. Dentre os resultados, constatamos a particularidade da devolução, pois ocorreu de forma diferenciada entre os alunos, além da não linearidade das situações adidáticas propostas por Brousseau (ação, formulação, validação e institucionalização) e suas inter-relações, sendo mais perceptível as fases de ação, formulação e institucionalização. Além disso, os resultados encontrados apontam para a ideia da existência de níveis no momento de institucionalização, pois observamos que nem sempre essa etapa é vivenciada como é proposto por Brousseau na literatura. Assim, propomos a existência de três níveis para essa situação de institucionalização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProfessores e alunos – Pesqueira (PE)pt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleSequência didática da proposição a aplicação : uma análise das interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8816078323400462pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the didactic relations between the teacher, the students and the mathematical knowledge related function, using the Theory of Didactic Situations (TSD), from the point of view of the planning and didactic action of the teacher. To this end, we opted for the theoretical framework of French Mathematics Didactics, which provides us with insights to understand the interactions that occur in the classroom during the course of the teaching and learning process: the Theory of Didactical Situations (TSD). Our qualitative study was conducted with a math teacher and her first year high school students from a state school in the city of Pesqueira-PE. To respond to the objectives of this research, it was necessary to start this investigation from the teacher's planning, through its application and perception of what was experienced by the teacher. Among the results, we found the particularity of devolution, because it occurred differently among students, besides the nonlinearity of the adidatic situations proposed by Brousseau (action, formulation, validation and institutionalization) and their interrelationships, being more noticeable the phases of action, formulation and institutionalization. Moreover, the results found point to the idea of the existence of levels at the moment of institutionalization, since we observe that this stage is not always experienced as proposed by Brousseau in the literature. Thus, we propose the existence of three levels for this institutionalization situation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Franciane Alves de Almeida.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons