Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3678
Título: Matriz energética primária do Mercosul : uma análise descritiva dos anos 1973 e 2005
Autor(es): Ferreira Lopes De Assis, Wagner
Palavras-chave: Integração Energética;Mercosul;Desenvolvimento Energético;Matriz Energética
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Lopes De Assis, Wagner; Stamford da Silva, Alexandre. Matriz energética primária do Mercosul : uma análise descritiva dos anos 1973 e 2005. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A integração regional no Mercosul veio fortalecer significativamente os laços comerciais entre os países membros; as trocas comerciais cresceram consideravelmente em curto período de tempo. O crescimento econômico e consumo energético estão fortemente ligados, visando o estudo da matriz energética primária, desenvolvemos o trabalho em cima da demanda e oferta energética do bloco, analisando de maneira histórica o desenvolvimento da base energética primária. Buscou-se coletar dados, identificando as matrizes energéticas dos países membros compondo, então, a matriz atualizada, o para afirmarmos ou não a complementariedade energética do bloco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3678
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2849_1.pdf558,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.