Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36760

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Lenita da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-03T20:08:35Z-
dc.date.available2020-03-03T20:08:35Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2020-03-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, L. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36760-
dc.description.abstractInúmeros desafios são enfrentados pelos professores e alunos no que se diz respeito ao processo de ensino aprendizagem. A inserção de metodologias diversificadas em sala de aula é um desafio para muitos profissionais da educação. A situação torna-se ainda mais delicada quando se trata de uma turma que apresenta alunos com algum tipo de deficiência. Pois, a responsabilidade para com esses alunos é depositada muitas vezes única e exclusivamente aos auxiliares/intérpretes. Dentre as muitas áreas abrangidas pela biologia temos a zoologia, que é tida por muitos como sendo uma disciplina complexa e tal fato se dá a sua gama de terminologias e dificuldade na compreensão e contextualização de alguns filos pouco conhecidos no dia a dia. O presente trabalho objetiva construir um livro intitulado como “Arraiá dos animais” o qual auxiliara o professor na sua dinâmica em sala, aos alunos do segundo ano do ensino médio ajudara na compreensão do assunto e aos alunos com deficiência visual proporcionara uma autonomia em seu processo de ensino e aprendizagem. O livro abordara nove filos da zoologia, os quais são trabalhados no ensino médio e todo seu conteúdo encontra-se apresentado em forma de paródias. O livro será ilustrado de modo a retratar os representantes dos filos em questão. As paródias serão gravadas em áudio e impressas em braille de modo a facilitar o uso do material para os cegos. Deste modo, o material de apoio didático construído, tem potencial de promover uma maior eficiência na compreensão dos conteúdos da zoologia e nos permite inferir que tal instrumento, pode ser aplicado nas mais diferentes áreas do conhecimento com a mesma finalidade.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZoologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleArraiá dos animais: as paródias como ferramenta no ensino de zoologia com uma concepção a inclusãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961037425939829pt_BR
dc.description.abstractxNumerous challenges are faced by teachers and students with regard to the learning teaching process. The insertion of diversified methodologies in the classroom is a challenge for many education professionals. The situation becomes even more delicate when it comes to a class that presents students with some type of disability. For, the responsibility for these students is often placed solely and exclusively to the auxiliaries/interpreters. Among the many areas covered by biology we have zoology, which is considered by many to be a discipline complex and this fact occurs its range of terminologies and difficulty in understanding and contextualizing some little-known phylums in everyday life. The present work aims to build a book entitled as "Animal Stingray" which aided the teacher in his dynamics in the classroom, to the students of the second year of high school had helped in understanding the subject and visually impaired students had provided autonomy in their teaching process and learning. The book had addressed nine phylums of zoology, which are worked in high school and all its content is presented in The book will be illustrated in order to portray the representatives of the philos in question. The parodies will be recorded in audio and printed in braille in order to facilitate the use of the material for the blind. Thus, the didactic support material built has the potential to promote greater efficiency in understanding the contents of zoology and allows us to infer that such an instrument, can be applied in the most different areas of knowledge for the same purpose.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Lenita da Silva.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons