Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36735

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Fernando Diniz-
dc.contributor.authorCANTALICE, Ana Carolina de Holanda-
dc.date.accessioned2020-03-02T22:11:20Z-
dc.date.available2020-03-02T22:11:20Z-
dc.date.issued2019-09-02-
dc.identifier.citationCANTALICE, Ana Carolina de Holanda. Arte, espaço e corpo: a integração sensorial das Artes Plásticas e Arquitetura na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36735-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca entender por meio da descrição fenomenológica como ocorre a experienciação vivenciada pelo corpo em espaços que integram arte e arquitetura, e, dessa forma, objetiva-se revelar a complexidade existente na relação do corpo com o espaço. Na América Latina a integração das artes sempre encontrou um terreno fértil, sendo este território palco de diversos exemplos de integração internacionalmente reconhecidos. Dentro deste universo, um dos exemplos mais significativos é o campus principal da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), objeto empírico desta pesquisa. O campus aglutina arte e arquitetura, sendo um espaço adequado para investigar as complexidades da experienciação da integração desses dois campos. Dessa forma, propõe-se realizar uma descrição fenomenológica do campus principal da UNAM baseada em autores provenientes da filosofia (Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty), arquitetura (Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Mohammad Reza Shirazi, Steven Holl e Peter Zumthor) e artes (Alan Paskow, Paul Crowther e as coletâneas de textos de Art and Phenomenology e Phenomenology and the Arts), para que se possa perceber como se comportam as relações de integração entre estas disciplinas e como funciona a percepção espacial pelo corpo do observador.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectIntegração das artespt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.titleArte, espaço e corpo : a integração sensorial das Artes Plásticas e Arquitetura na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDA ALANÍS, Enrique Xavier de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8751794481099273pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6641935263631117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación busca entender a través de la descripción fenomenológica cómo ocurre la experienciacíon vivenciada por el corpo en los espacios que integran arte y arquitectura, y así tiene como objetivo revelar la complejidad existente en la relación del cuerpo con el espacio. En Latinoamérica la integración de las artes siempre encontró un terreno fértil, siendo este território escenario de diversos ejemplos de integración reconocidos internacionalmente. En este universo, uno de los ejemplos más significativos es el campus principal de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), objeto empírico de esta investigación. El campus aglutina arte y arquitectura, convirtiéndolo en un espacio adecuado para la investigación de las complejidades de la experienciación de la integración de los dos campos. Así, se propone realizar una descripción fenomenológica del campus principal de la UNAM basada en autores de la filosofia (Edmund Husserl, Martin Heidegger y Maurice Merleau-Ponty), la arquitectura (Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Mohammad Reza Shirazi, Steven Holl y Peter Zumthor) y las artes (Alan Paskow, Paul Crowther y las colecciónes de textos de Art and Phenomenology y Phenomenology and the Arts), para que sea posible percibir cómo ocurren las relaciones de integración y cómo funciona la percepción espacial por el cuerpo del observador.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Carolina de Holanda Cantalice.pdf5,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons