Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36723

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMODENESI, Thiago Vasconcellos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabrielly Stefania Silva de-
dc.date.accessioned2020-03-02T21:12:04Z-
dc.date.available2020-03-02T21:12:04Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabrielly Stefania Silva de. O docente-gestor e as relações de poder nas coordenações de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36723-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por foco verificar como se processam as relações de poder existentes no contexto das coordenações de graduação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir da percepção dos docentes-gestores. Para tanto, realizou-se um estudo com os coordenadores de curso da instituição a partir de questionários mistos, como instrumento de coleta de dados. Como opções metodológicas, elegeu-se a abordagem quantitativa-qualitativa, cuja análise foi feita a partir do conceito de unidade de significação temática, concebido por Bardin (2011), dentro dos princípios da Análise de Conteúdo, partindo do entendimento de que esta metodologia permite descortinar vieses não aparentes nas narrações dos sujeitos. A figura do docente-gestor pressupõe a existência de uma multiplicidade de competências exigidas por um contexto de reformas promovidas no sistema educacional universitário brasileiro. São professores que ascendem à função de coordenador, acumulando a docência com o desempenho de atividades de gestão e, em paralelo, a condução desse papel alia-se a um forte processo de natureza política, a partir da constituição, manutenção ou ruptura de redes de poder, entendendo-o sob diversos aspectos teóricos, tais como Foucault (1979), Bourdieu (1989), Weber (1991). Diante disso, os resultados mostram que o interesse em ocupar a função de coordenador pode surgir, entre outros elementos, do desejo em protagonizar relações de poder; que a função de coordenador de curso se constitui em um lugar de poder, a partir da percepção dos coordenadores e da disputa existente para ocupar o cargo; que os coordenadores utilizam estratégias de poder no exercício da função, predominantemente com relação ao discurso sob a finalidade de convencimento de outros sujeitos para tomada decisões; por fim, o estudo conclui que as relações de poder existem e podem ser classificadas, com base no modelo idealizado por Reed (2014), dentro das dimensões discursiva, relacional e, em menor grau, na perspectiva performática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores universitários - Cargos e funçõespt_BR
dc.subjectUniversidadeFederal Rural de Pernambuco – comportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectPoder (Ciência Sociais)pt_BR
dc.titleO docente-gestor e as relações de poder nas coordenações de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8229587802086269pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178512160955697pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe present research had as focus to verify how the power relations existing in the context of graduation coordinations in the Federal Rural Pernambuco’s University (UFRPE) are processed, based on the perception of the teachers-managers. Therefore, a study was carried out with the course coordinators of the institution using mixed questionnaires, as a data collection instrument. As methodological options, the quantitative-qualitative approach was chosen, whose analysis was based on the concept of unit of thematic significance, conceived by Bardin (2011), within the principles of Content Analysis, starting from the understanding that this methodology allows unseen biases in the subjects' narratives. The role of the teacher-manager presupposes the existence of a multiplicity of competences required by a context of reforms promoted in the Brazilian university education system. They are teachers who ascend to the function of coordinator, accumulating teaching with the performance of management activities and, in parallel, the conduction of this role is allied to a strong process of a political nature, from the constitution, maintenance or rupture of networks of power, understanding it under various theoretical aspects, such as Foucault (1979), Bourdieu (1989), Weber (1991). Therefore, the results show that the interest in occupying the function of coordinator can arise, among other elements, from the desire to lead relations of power; that the function of coordinator of course constitutes a place of power, based on the perception of the coordinators and the dispute existing to occupy the position; that the coordinators use strategies of power in the exercise of the function, predominantly in relation to the discourse for the purpose of convincing other subjects to make decisions; finally, the study concludes that power relations exist and can be classified, based on the model idealized by Reed (2014), within the discursive, relational and, to a lesser extent, the performative perspective.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabrielly Stefania Silva de Oliveira.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons