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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36722

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA FILHO, José Gilson de Almeida-
dc.contributor.authorANDRADE, Wellington Lima de-
dc.date.accessioned2020-03-02T21:09:02Z-
dc.date.available2020-03-02T21:09:02Z-
dc.date.issued2017-09-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Wellington Lima de. Democracia digital: boas práticas para gestão de redes sociais na UFPE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36722-
dc.description.abstractCom a evolução das tecnologias de informação e comunicação, e da consequente diversidade das redes sociais digitais, os órgãos da Administração Pública Federal (APF) passaram a utilizar esses meios de comunicação e informação. Essa transformação digital adentrou nas instituições de ensino superior públicas e vem fortalecendo os processos de comunicação e informação. Nesse sentido, a educação superior pública, comprometida com o acesso à informação e com o engajamento acadêmico em redes sociais digitais, se insere num vasto campo de estudo para a pesquisa científica. Esse estudo tem por objetivo propor boas práticas para a gestão de redes sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com direcionamento para o acesso à informação, para a interação e o engajamento. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa dos dados e fonte de coleta de dados primária. Em linhas gerais, constatou-se que os cursos de graduação da universidade estão envolvidos com o uso institucional de redes sociais. Tal fato se dá muitas vezes em função dos cursos de graduação compreenderem a importância de manter um diálogo com os discentes, fortalecendo a comunicação no ambiente acadêmico. No entanto, a instituição vem desenvolvendo seu papel por meio da promoção de ações de incentivo à transparência pública, e, mesmo de forma embrionária, os cursos de graduação que já desenvolvem a comunicação acadêmica pelas redes sociais, proporcionam o diálogo com os discentes da UFPE como forma de disseminação da cultura da comunicação e informação.pt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectDemocracia Digitalpt_BR
dc.subjectGestão de Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão de Redes Sociaispt_BR
dc.titleDemocracia digital : boas práticas para gestão de redes sociais na UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5612698536314704pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7220811019296480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxWith an evolution of information and communication technologies, and consequent diversity of digital social networks, the Federal Public Administration (APF) organs, using the media and information. This digital transformation has entered public higher education institutions and has been strengthening communication and information processes. In this sense, a public higher education, committed to access to information and academic engagement in digital social networks, see a broad field of study for scientific research. This study aims to propose practices for the management of social networks at the Federal University of Pernambuco (UFPE) directed to information access, interaction and engagement. This is a descriptive study, with quantitative approach to data and source of old data collection. In general, it should be noted that university undergraduate courses are involved with the use of social networks. This fact often occurs in the functions of undergraduate courses, with the importance of maintaining a dialogue with students, strengthening communication in the academic environment. However, an institution has been developing its role by promoting actions to encourage public privacy and, even embryonic, undergraduate courses that already develop academic communication through social networks, offering dialogue with UFPE students as dissemination of the communication and information culture.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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