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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36721

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorSILVA, Marianny Jessica de Brito-
dc.date.accessioned2020-03-02T21:01:02Z-
dc.date.available2020-03-02T21:01:02Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Marianny Jessica de Brito. A percepção de sacrifício do consumidor e o impacto dos grupos de referência. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36721-
dc.description.abstractA presente investigação objetivou compreender o impacto dos grupos de referência no sacrifício percebido pelo consumidor. Por isso, a tese enfatizou as tipologias dos agrupamentos, as maneiras de influência exercidas por eles, os fatores de impacto que possuem, bem como a identidade social que os grupos auxiliam a formar, além de voltar-se à compreensão dos elementos que compõem a percepção sacrificial do indivíduo e o papel desempenhado pelos grupos de referência em estabelecê-la. A pesquisa foi de natureza qualitativa básica, operacionalizada a partir da seleção de um perfil de consumidor que possuísse o estilo de vida fitness, caracterizado pela busca por um corpo ajustado que comunique saúde, beleza e aptidão, envolvendo atividades de consumo pautadas em dietas, exercícios físicos e até cirurgias estéticas. Vinte e quatro consumidores participaram do processo de construção de dados pautado nas técnicas de entrevista e coleta de fotografias (elicitação da imagem). Os textos gerados e as ilustrações coletadas foram examinadas, respectivamente, por meio da Análise Temática e da Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que os grupos de referência impactam normativa e informativamente as esferas penosa e conchegativa de uma ação abdicadora movida por um objetivo compensatório que estabelece a percepção sacrificial. Aliás, esses mesmos agrupamentos exercem determinados papeis sociais que contribuem para que a ação sacrificante ocorra, permaneça ou não seja praticada, encorajando ou inibindo-a, educando ou confrontando o sujeito sobre suas escolhas e comportamentos de consumo. Ademais, os agrupamentos se mostraram permeáveis e, por isso, permissíveis quanto à mobilidade dos seus membros, indicando que a ênfase em dada qualidade grupal, determinará sua denominação de referência, atribuindo também uma característica de mutabilidade ao impacto social dos grupos na percepção sacrificial do consumidor. Tais coletividades, inclusive, podem ser tipificadas para além das categorias de afiliação, aspiração e evitação, identificando-se nesta tese um quarto agrupamento intitulado de grupo de prescrição. Por fim, considerando oestilo de vida fitness, foi possível identificar as mudanças de comportamentos de consumo adotadas pelos indivíduos, capazes de gerar transformações corporais e mentais, refazendo a identidade do sujeito a partir da escolha de um modo de vida que traz para o corpóreo a premissada adaptação. Assim, percebeu-se que os indivíduos buscam ajustes e até conversões identitárias a partir do consumo, afetando a si e as relações com seus grupos sociais. Adquirir,utilizar ou evitar determinados bens e serviços refletem, portanto, a busca por uma demarcação social que auxilia na reformulação da identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidor - percepçãopt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.titleA percepção de sacrifício do consumidor e o impacto dos grupos de referênciapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4780862922274757pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to understand the impact of reference groups on the sacrifice perceived by the consumer. Therefore, the thesis emphasized groups typologies, the ways of influence exerted by them, the impact factors they possess, as well as the social identity that groups help to form, besides turning to the understanding of the elements that make up the sacrificial perception of the individual and the role played by the reference groups in establishing it. The research had a basic qualitative nature, operationalized from the selection of a consumer profile that had the fitness lifestyle, characterized by the search for a fit body that communicates health, beauty and fitness, involving consumption activities based on diets, physical exercises, and even cosmetic surgery. Twenty-four consumers participated in the data construction process based on interview and photo collection (image elicitation) techniques. The generated texts and the collected illustrations were examined, respectively, through Thematic Analysis and Semiotic Image Analysis. The results showed that the reference groups have a normative and informative impact on the painful and conchegative spheres of an abdicating action driven by a compensatory objective that establishes the sacrificial perception. In fact, these same groupings play certain social roles that contribute to the sacrificing action to occur, to remain or not to be practiced, encouraging or inhibiting it, educating or confronting people about their choices and consumption behaviors. Moreover, the groups were permeable and, therefore, permissible regarding the mobility of their members, indicating that the emphasis on a given group quality will determine their reference denomination, also attributing a characteristic of mutability to the social impact of the groups on consumer sacrificial perception. Such collectivities can even be typified beyond the categories of affiliation, aspiration and avoidance, identifying in this thesis a fourth grouping called prescription group, bringing theoretical and managerial implications in the field of consumer behavior. Finally, considering the fitness lifestyle, it was possible to identify the changes in consumption behaviors adopted by individuals, capable of generating body and mental transformations, remaking the identity of the subject from the choice of a lifestyle that brings to the corporeal the premise of adaptation. Thus, it was noticed that individuals seek adjustments and even identity conversions from consumption, affecting themselves and relationships with their social groups. Thus, acquiring, using or avoiding certain goods and services reflects the search for a social demarcation that helps in the reformulation of identity.pt_BR
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