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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36670

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorMELO, Elisângela Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-02-27T19:36:03Z-
dc.date.available2020-02-27T19:36:03Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.date.submitted2020-02-27-
dc.identifier.citationMELO, Elisângela Ferreira de. Fatores estressores no ambiente de trabalho docente: um estudo no Campus do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36670-
dc.description.abstractO trabalho é uma fonte de satisfação e desenvolvimento pessoal que traz muitos benefícios, mas também é marcado por fatores no ambiente de trabalho que podem induzir os indivíduos ao estresse. O presente trabalho tem como destaque a figura do profissional docente. O objetivo foi identificar os fatores estressores mais críticos que afetam os docentes em seu ambiente de trabalho. O estudo foi realizado com 115 docentes efetivos da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste, mediante a aplicação de questionário. A pesquisa classifica-se quanto a forma de abordagem como quantitativa-qualitativa, quanto aos objetivos exploratória e descritiva, de corte transversal. Os resultados apontam como principais fatores estressores o excesso de burocracia, mau funcionamento de equipamentos, falta de recursos materiais, depender de outras pessoas no trabalho, sobrecarga de trabalho, falta de incentivos salariais, salas de aulas inadequadas, má gestão da instituição, falta de informação, exigência de prazos, sala do professor inadequada, salário insatisfatório, trabalhar por mais de um turno, falta de controle sobre o trabalho e exigência excessiva de produtividade. Os resultados demonstram a presença de vários fatores estressores críticos que permeiam o ambiente de trabalho docente e visam a necessidade de estratégias de enfrentamento, bem como medidas de intervenção advindas da gestão da universidade na busca de soluções para eliminar ou minimizar os fatores geradores de estresse.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.titleFatores estressores no ambiente de trabalho docente: um estudo no Campus do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8380003Z0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751217A4pt_BR
dc.description.abstractxWork is a source of personal satisfaction and development that brings many benefits, but it is also marked by factors in the work environment that can induce individuals to stress. The present work has as a highlight the figure of the teaching professional. The objective was to identify the most critical stressors that affect teachers in their work environment. The study was carried out with 115 faculty members of the Federal University of Pernambuco, in the Agreste Campus, through the application of a questionnaire. The research is classified as a quantitative approach to exploratory and descriptive objectives, with a cross-sectional approach. The results point out as major stressors the excess of bureaucracy, equipment malfunction, lack of material resources, relying on other people at work, work overload, lack of salary incentives, inadequate classrooms, poor management of the institution, lack of Information, deadlines, inadequate teacher's room, unsatisfactory salary, working for more than one shift, lack of control over work, and excessive demands on productivity. The results demonstrate the presence of several critical stressors that permeate the teaching work environment and aim at the need for coping strategies as well as intervention measures coming from the university management in the search for solutions to eliminate or minimize the factors that generate stress.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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