Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36630

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorANDRADE, Alexsandro Pereira dos Santos de-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:21:14Z-
dc.date.available2020-02-20T13:21:14Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-02-20-
dc.identifier.citationANDRADE, A. P. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36630-
dc.description.abstractDevido à recorrente deficiência no ensino da Paleontologia na Educação Básica no Brasil, novos métodos didáticos se fazem necessários a fim de permitir a melhora da aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo compilar métodos didáticos de ensino da Paleontologia, desenvolvidos em sala de aula, e sugerir adaptações através de uma perspectiva bilíngue de educação para estudantes surdos do Ensino Básico. A pesquisa de caráter qualitativa teve como base a análise bibliográfica. Onde foram selecionados 06 artigos que continham métodos relacionados ao ensino da paleontologia por meios de jogos; oficinas de réplicas de fósseis; visitas a museus e parques fossilíferos; oficinas teóricas; multimídia e contos voltado para estudantes ouvintes, uma vez que não foi encontrada práticas didáticas já adaptadas que corroborem no processo de aprendizagem de estudantes surdos durante o ensino da paleontologia. Por tanto o presente trabalho está fundamentado em autores como (BRITO, 1993) (QUADROS, 2005) (SOBRAL, 2010) (PEREZ, 2015), dentre outros que pesquisam sobre a paleontologia e/ou educação para estudantes surdos. Dentre as contribuições na área destacamos o estimulo da curiosidade, interação e cooperação permitindo assim a incorporação do conhecimento científico que está relacionado diretamente à resolução de problemas instigando a pensar comparar e discutir melhorando assim o processo de ensino aprendizagem na educação de estudantes surdos e/ou ouvintes.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaleontologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleAdaptações de métodos de ensino da paleontologia através de uma perspectiva bilíngue para alunos surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxDue to the recurrent deficiency in the teaching of Paleontology in Basic Education in Brazil, new didactic methods are needed in order to improve learning. Thus, this paper aims to compile didactic teaching methods of Paleontology, developed in the classroom, and to suggest adaptations through a bilingual perspective of education for deaf students of Basic Education. The qualitative research was based on bibliographic analysis. In which 06 articles were selected that contained methods related to the teaching of paleontology by means of games; fossil replica workshops; visits to museums and fossiliferous parks; theoretical workshops; multimedia and short stories aimed at listening students, since it was not found adapted teaching practices that corroborate the learning process of deaf students during the teaching of paleontology. Therefore the present work is based on authors such as (BRITO, 1993) (QUADROS, 2005) (SOBRAL, 2010) (PEREZ, 2015), among others who research on paleontology and / or education for deaf students. Among the contributions in the area we highlight the stimulation of curiosity, interaction and cooperation thus allowing the incorporation of scientific knowledge that is directly related to problem solving instigating thinking, comparing and discussing thus improving the teaching-learning process in the education of deaf students and / or listeners.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961037425939829pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Alexsandro Pereira dos Santos de.pdf488,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons