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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36582

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, José Cícero de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Valmir Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-02-17T18:42:06Z-
dc.date.available2020-02-17T18:42:06Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.date.submitted2020-02-17-
dc.identifier.citationARAÚJO, Valmir Fernandes de. Vantagem competitiva sob a luz da teoria RBV: uma análise multicasos no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36582-
dc.description.abstractA região do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco conta com milhares de unidades produtivas formais e informais. Embora algumas destas unidades apresentem um desempenho superior no mercado, este desempenho ainda não é compreendido, ou seja, a forma como estas obtém vantagem competitiva não é explicada por teorias do contexto organizacional. A importância de se estudar o fenômeno da vantagem competitiva nas empresas da região se dá pela alta competitividade que o setor possui, nos números de produção e vendas e no conjunto de recursos possuídos pelas empresas. A fim de identificar a vantagem competitiva e suas fontes, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações competitivas nas empresas estudadas no Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco de acordo com os pressupostos da RBV. Para alcançar este objetivo, pesquisas sobre teorias do contexto organizacional, tais como as forças do ambiente geral, a análise SWOT e os pressupostos da Resourced-Based View – RBV, foram levantadas por meio de revisão bibliográfica dos principais autores nacionais e internacionais sobre os temas. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, bem como aplicação de questionário. O trabalho conduziu aos resultados de que as empresas possuem um conjunto de recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e que a organização explora. Alguns dos recursos considerados estratégicos e identificados pela pesquisa foram: o software de frente de caixa (Empresa A), o valor da marca (Empresa B), o marketing digital (Empresa D) e o software de criação (Empresa E). Enquanto que na Empresa B todos os recursos foram considerados estratégicos. Isso implicou em uma vantagem competitiva temporária, paridade competitiva e desvantagem competitiva para as empresas pesquisadas, sendo que nenhuma delas alcançou vantagem competitiva sustentável, o ideal.pt_BR
dc.format.extent151p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectConcorrência - Estudo de casospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacional - Pernambucopt_BR
dc.titleVantagem competitiva sob a luz da teoria RBV: uma análise multicasos no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8976329T8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4415439P6pt_BR
dc.description.abstractxThe region of Polo de Confecções do Agreste of Pernambuco has thousands of formal and informal productive units. Although some of these units perform better on the market, this performance is still not understood, that is, the way they gain competitive advantage is not explained by theories of the organizational context. The importance of studying the phenomenon of competitive advantage in companies in the region is due to the high competitiveness that the sector has, in the production and sales numbers and in the set of resources owned by the companies. In order to identify the competitive advantage and its sources, this research has as general objective to analyze the competitive implications in the companies studied in the Polo of Confection of the Agreste of Pernambuco according to the assumptions of the RBV. To achieve this goal, research on organizational context theories, such as the forces of the general environment, SWOT analysis and the Resourced-Based View (RBV) assumptions, were raised through a bibliographical review of the main national and international authors on the themes . The data collection was done through a semi-structured interview, as well as questionnaire application. The work has led to the finding that companies have a number of valuable, rare, hard-to-imitate resources that the organization explores. Some of the resources considered strategic and identified by the research were: cashier software (Company A), brand value (Company B), digital marketing (Company D) and creation software (Company E). While in Company B all resources were considered strategic. This implied a temporary competitive advantage, competitive parity and competitive disadvantage for the companies surveyed, none of which achieved a sustainable competitive advantage, the ideal.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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