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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3649
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti de Oliveira, César | pt_BR |
dc.contributor.author | Gerôncio da Silva Filho, Nivaldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:32:44Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T16:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Gerôncio da Silva Filho, Nivaldo; Cavalcanti de Oliveira, César. Mobilidade sobre trilhos: um estudo comparativo entre o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3649 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação baseia-se no argumento de que a necessidade dos deslocamentos através do modal metroviário tem uma importância fundamental e peculiar para o transporte de massa nas grandes cidades. Assim o trabalho se propõe em seu estudo de caso em analisar o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizonte, os quais são gerenciados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Dessa forma, faz-se necessário avaliar e comparar, no corpo do trabalho o aspecto econômico, gerencial, tecnológico e operacional, destacando que os aspectos em questão podem influenciar diretamente no sistema. O tema se justifica pela evidência e importância dos deslocamentos sobre trilhos e ainda por se tratar de um sistema de massa, com excelente capacidade de locomoção que, entre outras características, visa a promover uma melhor acessibilidade e mobilidade no âmbito do espaço urbano, que torna-se cada vez mais complexo. São objetivos deste trabalho: evidenciar, analisar e comparar os dois sistemas através dos aspectos já citados, ou seja, variáveis que têm potencialidade para afetar a mobilidade e acessibilidade. O referencial teórico insere-se nas recentes abordagens do planejamento urbano e da circulação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema metroviário | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Deslocamentos | pt_BR |
dc.subject | Usuários | pt_BR |
dc.title | Mobilidade sobre trilhos: um estudo comparativo entre o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
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