Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3649

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcanti de Oliveira, César pt_BR
dc.contributor.authorGerôncio da Silva Filho, Nivaldopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:44Z-
dc.date.available2014-06-12T16:32:44Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationGerôncio da Silva Filho, Nivaldo; Cavalcanti de Oliveira, César. Mobilidade sobre trilhos: um estudo comparativo entre o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3649-
dc.description.abstractEsta dissertação baseia-se no argumento de que a necessidade dos deslocamentos através do modal metroviário tem uma importância fundamental e peculiar para o transporte de massa nas grandes cidades. Assim o trabalho se propõe em seu estudo de caso em analisar o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizonte, os quais são gerenciados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Dessa forma, faz-se necessário avaliar e comparar, no corpo do trabalho o aspecto econômico, gerencial, tecnológico e operacional, destacando que os aspectos em questão podem influenciar diretamente no sistema. O tema se justifica pela evidência e importância dos deslocamentos sobre trilhos e ainda por se tratar de um sistema de massa, com excelente capacidade de locomoção que, entre outras características, visa a promover uma melhor acessibilidade e mobilidade no âmbito do espaço urbano, que torna-se cada vez mais complexo. São objetivos deste trabalho: evidenciar, analisar e comparar os dois sistemas através dos aspectos já citados, ou seja, variáveis que têm potencialidade para afetar a mobilidade e acessibilidade. O referencial teórico insere-se nas recentes abordagens do planejamento urbano e da circulaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema metroviáriopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeslocamentospt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.titleMobilidade sobre trilhos: um estudo comparativo entre o sistema metroviário do Recife e o sistema metroviário de Belo Horizontept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7164_1.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons