Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3641
Título: Mundos virtuais e externalidades midiáticas: as possibilidades de práticas do jornalismo nos jogos on-line
Autor(es): Soares, Nilson Valdevino
Palavras-chave: Jornalismo; Mundos virtuais; MMORPG; Jogos; Externalidades midiáticas
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Valdevino Soares, Nilson; Afonso da Silva Junior, José. Mundos virtuais e externalidades midiáticas: as possibilidades de práticas do jornalismo nos jogos on-line. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta dissertação procura analisar o fenômeno dos mundos virtuais e das mídias que os orbitam, às quais denomina externalidades midiáticas . Em um primeiro momento, o trabalho visa estabelecer um horizonte teórico que torne possível a compreensão dos mundos virtuais, acompanhando suas características, do surgimento ao presente. Faz-se um estudo de como em torno desses jogos se forma uma cultura de relações que transcende o espaço puramente de jogo e se entrelaça com a realidade da vida cotidiana dos jogadores, condicionando o aparecimento das mais diversas formas midiáticas e da potencialização dos acontecimentos do jogo como notícias. No segundo momento da dissertação, é feito um estudo de caso de duas dessas externalidades, especificamente os jornais de mundos virtuais The City Scoop e EVE TV, corpora escolhidos de acordo com a sua relevância e representatividade das externalidades. O objetivo é, no caso, verificar de que se constitui a estrutura desses veículos e qual público pretendem alcançar. Objetiva-se ainda, durante o trabalho, perceber as possibilidades que estabelecem a criação de um novo tipo de jornalismo, um jornalismo preocupado com a cobertura dos fatos dos mundos de jogo, um jornalismo nos jogos, um jornalismo de mundos virtuais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3641
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo99_1.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.