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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3638
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | pt_BR |
dc.contributor.author | ANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:32:37Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:32:37Z | |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Amorim de Oliveira Andrade, Catarina; Freire Prysthon, Ângela. As fronteiras da representação: imagens periféricas no cinema francês contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3638 | |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende investigar a presença e as diferentes formas de representação dos grupos socialmente marginalizados no cinema francês contemporâneo. Para isso, procuro entender as transformações sociais, políticas, culturais e estéticas do mundo contemporâneo e sua complexa conjuntura assinalada por sociedades multiculturais, sujeitos diaspóricos, diluição de fronteiras etc, assim como o sujeito pós-moderno, que surge de um processo essencialmente pós-colonial (as diásporas), e busca, na contemporaneidade, uma identidade cultural, negociando constantemente com novas culturas e tentando adaptar suas identidades a novas realidades. É evidente que, se as sociedades se transformam, os indivíduos também se transformarão e passarão a estabelecer novas relações uns com os outros, tão complexas quanto o próprio lugar em que vivem. Além disso, a facilidade e/ou a necessidade de deslocar-se contribuem fortemente para a formação de comunidades multiculturais, multirraciais, sincréticas e, portanto, de sujeitos híbridos, expostos a diferentes culturas, pátrias, hábitos alimentares, religiões. Essas periferias cosmopolitas , portanto, têm sido foco de reportagens, em impressos e na televisão, de obras literárias e cinematográficas. Dessa forma, decidi tomar o cinema francês contemporâneo como base dessas reflexões, por acreditar que a produção abordando as camadas subalternas aumentou consideravelmente na França nas duas últimas décadas, o que resultou em expressivos filmes como O Ódio (Mathieu Kassovitz, 1995), A cidade está tranquila (Robert Guédiguian, 2000), A Esquiva (Abdellatif Kechiche, 2004), Dias de Glória (Rachid Bouchareb, 2006), analisados neste trabalho | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Subalternidade | pt_BR |
dc.subject | Cinema francês | pt_BR |
dc.subject | Diáspora | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | As fronteiras da representação: imagens periféricas no cinema francês contemporâneo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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