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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36370

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorAMORIM, Emanuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-02-05T19:46:26Z-
dc.date.available2020-02-05T19:46:26Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.date.submitted2020-02-05-
dc.identifier.citationAMORIM, Emanuel Rodrigues. Quem forma administradores? Evidências da formação coletiva do administrador a partir das finanças pessoais. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36370-
dc.description.abstractO fechamento prematuro das organizações coloca em dúvida a capacidade dos administradores de fazer uma boa gestão sobre as finanças organizacionais. Para investigar essa capacidade, posto que, finanças pessoais e organizacionais são semelhantes, buscou-se responder a seguinte questão: Como os concluintes em administração lidam com a dimensão do planejamento financeiro (finanças pessoais)? Para responder esse questionamento, a pesquisa objetivou verificar os fatores que podem influenciar as boas práticas de gestão das finanças pessoais e, também, verificar as possíveis relações entre algumas instituições formadoras do habitus do indivíduo e as boas práticas de planejamento financeiro para compreender a origem dos conhecimentos de administração além da universidade. Este estudo foi efetuado como uma pesquisa descritiva, realizada através de um levantamento com 61,59% dos concluintes do curso de administração da UFPE/CAA, contando com abordagem quantitativa. Foi observado que a maioria dos concluintes não tem problemas com endividamento, mas não realizam planejamento de curto prazo, pois não possuem reservas financeiras para situações imprevistas, e também não realizam planejamento de longo prazo pensando em aposentadoria. Além disso, foi observado que experiências anteriores a faculdade, principalmente o habitus constituído pela família, contribuem para a educação financeira, o que sugere uma formação coletiva do administrador. O estudo teve como principais limitações a baixa idade dos respondentes, o que impediu a observação da influência de fatores como faixa de renda e idade nos comportamentos de gestão das finanças, e o tamanho da amostra, que por ser reduzido, prejudicou a significância dos testes de médias realizados.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.titleQuem forma administradores? Evidências da formação coletiva do administrador a partir das finanças pessoais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4309083Z1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8pt_BR
dc.description.abstractxThe premature closure of organizations puts in doubt the ability of managers to make a good management on organizational finances. To investigate this capacity since, personal and organizational finances are similar, we sought to answer the following question: How do graduates in administration deal with the scope of the financial planning (personal finance)? To answer this question, the research aimed to identify factors that can influence the good personal finance management practices and verify the possible relationships between some educational institutions of the individual habitus and good financial planning practices to understand the origin of management knowledge beyond the university. This study was conducted as a descriptive survey, conducted through a survey with 61.59% of the graduates of the course of administration of UFPE / CAA, with quantitative approach. It was observed that most of the graduates have no problems with debt, but do not perform short-term planning, because they have no financial reserves for unforeseen situations, and also do not make long-term planning thinking about retirement. Moreover, it was observed that previous experience college, especially habitus constituted by the family, contribute to the financial education, which suggests an administrator collective training. The study had the main limitations the low age of the respondents, which prevented the observation of the influence of factors such as income level and age in behavior management of finance, and the sample size, which should be reduced, detracted from the significance of the tests averages performed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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