Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36249
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Francisco Carlos Lopes da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Alexsandro Tributino de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-03T18:45:35Z | - |
dc.date.available | 2020-02-03T18:45:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alexsandro Tributino de. Análise da gestão do transporte público urbano na cidade de Caruaru - Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36249 | - |
dc.description.abstract | A crescente expansão urbana vivenciada nas últimas décadas não tem sido acompanhada de melhorias estruturais nas cidades, e estas demandam cada vez mais serviços básicos. O período de relativa estabilidade econômica que tem passado o Brasil, e em decorrência da facilidade de obtenção crédito, aliado aos incentivos concedidos a indústria automobilística, resultaram no crescimento constante da frota de automóveis nas ruas, no entanto para boa parcela da população que não possui poder aquisitivo suficiente para ter um veiculo, resta submeter-se ao sistema de transporte público. Por esta razão, o presente trabalho teve a finalidade de analisar a gestão do transporte público urbano na cidade de Caruaru – Pernambuco. Foram escolhidos para análise os dois principais componentes relacionados à prestação do serviço de transporte, a entidade pública responsável pela gestão do transporte: a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA); e uma empresa de ônibus que atua em Caruaru. Para atingir os objetivos estabelecidos, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa foi utilizada como técnica o estudo de caso e como instrumento de coleta dados primários as entrevistas semiestruturadas. Adotou-se a análise de conteúdo para tratamento das informações colhidas nas entrevistas, e o apoio de dados secundários obtidos de institutos de pesquisas oficiais. Os resultados alcançados demonstram que Caruaru segue o modelo nacional quanto à composição da frota de veículos, privilegiando os carros em detrimento dos veículos coletivos, de modo que o quantitativo de veículos do sistema de transporte público apresenta-se como insuficiente para atender a demanda da população. A gestão pública percebe a atuação do transporte complementar de passageiros como lesivo ao sistema público de transporte, contudo o setor privado representado pela empresa de ônibus não reconhece ameaça grave desta atividade às suas operações. No que tange o tema: privatização do serviço público de transportes, ambas as partes, pública e privada, não teceram nenhuma consideração. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Empresas de transporte | pt_BR |
dc.title | Análise da gestão do transporte público urbano na cidade de Caruaru - Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8149051H6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704953Y4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The growing urban sprawl experienced in recent decades has not been accompanied by structural improvements in the cities, and they increasingly demand basic services. The period of relative economic stability that has passed the Brazil, and due to the ease of getting credit, combined with the incentives offered by the auto industry have resulted in the steady growth of the car fleet in the streets, however for good portion of the population that does not have power enough to have a vehicle purchasing, left to submit to the public transport system. For this reason, the present study aimed to analyze the management of urban public transport in the city of Caruaru - Pernambuco. The two main components related to the provision of transport services were chosen for analysis, the public body responsible for the management of transport: Municipal Authority of Social Defense, Traffic and Transportation (DESTRA); and a bus company that operates in Caruaru. To achieve the goals set, there was a qualitative approach was used as a technique to study if and how primary data collection instrument, the semi-structured interviews. Adopted the content analysis for the treatment of information collected in interviews, and support secondary data obtained from official research institutes. Results show that Caruaru reach the national model as the composition of the vehicle fleet, focusing on cars instead of public transportation vehicles, so that the quantity of vehicles of public transport system presents itself as insufficient to meet the demand of the population . Public management perceives the role of complement passenger as harmful to the public transportation system, yet the private sector represented by the bus company does not recognize this activity grave threat to their operations. Regarding the topic: privatization of the public transport service, both parties, public and private, non-woven no consideration. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Alexsandro Tributino de.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons