Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36094
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patricia Smith | - |
dc.contributor.author | SILVA, Myllena Matias da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T14:25:40Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T14:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Myllena Matias da. Aplicativo sobre água e saúde : uma proposta educativa para o ensino das ciências ambientais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36094 | - |
dc.description.abstract | A perspectiva ambiental trabalha água em outras dimensões como a da Educação para a água, a partir do espaço e do tempo. Na região nordeste as médias pluviométricas anuais, que variam entre 400 a 800 mm, são bastante irregulares ao longo do ano, colocando a necessidade da gestão dos recursos hídricos. Entretanto, a falta de informação de jovens e adultos sobre o tema dificulta a adoção de comportamentos sustentáveis na região. Há, por um lado, a falta de informação da população brasileira em geral e por outro o currículo escolar pouco claro com falta de práticas pedagógicas que auxiliem os professores na materialização deste. Assim, foi realizado uma pesquisa qualitativa com 10 alunos distribuídos do 1º ao 3º ano do ensino médio, que estudam no contra turno escolar na Organização não governamental Casa Pe. Melotto, localizada em Olinda, que através da entrevista com os alunos foi possível discutir informações coerentes com a realidade para a construção do produto da pesquisa. Com isso, desenvolvemos um protótipo de aplicativo online para ser usado em smartphones. Utilizamos algumas etapas da metodologia do design-based research. Foram utilizados dois softwares de prototipação, o Balsamiq Wireframes (antigamente chamado de Balsamiq Mockups) que é uma pequena ferramenta gráfica paga com investimento de $89,00 para esboçar interfaces de usuário, para sites e aplicativos web/desktop/móveis, que na pesquisa foi imprescindível para melhorar a fase de ideação do produto. A segunda ferramenta de prototipagem de GUI, Evolus Pencil, de código aberto disponível para todas as plataformas. O Pencil foi criado com o objetivo de fornecer uma ferramenta de prototipação GUI gratuita e de código aberto que as pessoas podem instalar e usar facilmente para criar modelos em plataformas de desktop populares. Como resultado apresentamos um protótipo do aplicativo educacional móvel sobre questões Ambientais interdisciplinares relacionadas à água, às agressões à saúde das populações e à saúde ambiental. O aplicativo apresenta quatro sessões: inundações e suas consequências para a rotina dos estudantes e da sua comunidade, aplicação, minicursos e sugestões. O produto educacional gerado é de abrangência nacional e poderá dinamizar as aulas sobre educação Ambiental, uma vez que ficará disponibilizado online e poderá ser usado por qualquer um que possua internet, dentro e fora da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Água – Uso | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.title | Aplicativo sobre água e saúde : uma proposta educativa para o ensino das ciências ambientais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7472865140382117 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2517625255352224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The environmental perspective works water in other dimensions such as that of education for water, from space and time. In the Northeast region, the annual rainfall averages, ranging from 400 to 800 mm, are fairly irregular throughout the year, placing the need for water resources management. However, the lack of information on the subject of young people and adults hinders the adoption of sustainable behaviors in the region. There is a lack of information about the Brazilian population in general, on the one hand, and the unclear school curriculum with a lack of pedagogical practices that assist teachers in the materialization of this, on the other. Thus, we performed a qualitative research with 10 students distributed from the 1st to the 3rd year of high school, who studied in the school shift at the non-governmental organization Casa Fr. Melotto, located in Olinda, that through the school was eliminated the coherent coherents with the reality for the construction of research. With this, we developed an online application prototype to be used on smartphones. We used some steps of the research methodology based on design. Two prototyping software, Balsamiq Wireframes (formerly called Balsamiq Mockups) was used as a small graphical tool with a $ 89.00 investment to forget user interfaces for websites and web / desktop / mobile applications. essential to improve the product's design phase. The second GUI programming tool, Evolus Pencil, open source for all platforms. Pencil was created with the help of a free and open source GUI prototyping tool that can be implemented and used to create templates on popular desktop platforms. As a result we present a prototype of the mobile educational application on interdisciplinary environmental issues related to water, aggressions to the health of populations and environmental health. The application features four sessions: floods and their consequences for the routine of students and their community, application, courses and suggestions. The educational product generated is nationwide and can streamline classes on environmental education, since it will be available online and can be used by anyone who has internet, both inside and outside the school. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Myllena Matias da Silva.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons