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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36050
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Título: | Planejando uma aula de música : processos imaginativos em ação |
Autor(es): | VALÉRIO, Tatiana Alves de Melo |
Palavras-chave: | Psicologia Cognitiva; Processo de rotação; Processo de imaginativos; Psicologia cultural semiótica; Regulação semiótica; Signo de dependência |
Data do documento: | 11-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | VALÉRIO, Tatiana Alves de Melo. Planejando uma aula de música: processos imaginativos em ação. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Ao experienciar o mundo, o fazemos de forma panorâmica, isto é, experienciamos totalidades. Nesse encontro, planejamos desde as mais simples e mundanas ações às mais complexas. Nessa dinâmica, a imaginação desempenha um papel central, embora os estudos, comumente, foquem em seus resultados, e não em seus processos. Numa direção oposta, a Psicologia Cultural, compreendendo a imaginação como uma função mental superior, tem feito um esforço para trazê-la ao centro das investigações da psicologia humana. Nesse esteio, nossa tese buscou compreender como os processos imaginativos ocorrem em uma atividade de planejar, em dupla, uma ação futura (uma aula de música), a partir de sua natureza panorâmica. Especificamente, investigamos: a) a atuação de bordas psicológicas, a partir da proposição de dimensões analíticas (temporal; relacional; internalização-externalização; contextual e material) e b) buscamos identificar o sistema de regulação semiótica atuante nessa dinâmica. Filiamo-nos à Psicologia Cultural Semiótica (PCS), cujo pressuposto axiomático é a ideia de interdependência entre os seres humanos e o ambiente. Utilizamos conceitos fundantes da PCS, além da teoria das bordas, teoria dos objetos, uso de recursos materiais e dialogicidade. Os participantes, Maria Flor e Lenine, são estudantes de uma licenciatura em música, e formam uma dupla. Nossa proposta de análise focalizou nos processos de criação e cruzamento de bordas psicológicas, a fim de capturar as mudanças qualitativas que ocorreram na zona fronteiriça, além das relações sistêmicas que ocorrem entre as partes do fenômeno e entre suas partes e o todo, considerando, principalmente, as condições contextuais. Exploramos a dinâmica de construção da distinção adicionada de valor (Gegenstand, antecipação, resistência e direcionalidade), que nos auxiliou a compreender tanto como os processos imaginativos podem ser deflagrados quanto a regulação semiótica atuante em tais processos. Os resultados mostraram que, no tocante às bordas psicológicas, o seu processo de criação e cruzamento semiótico ocorre de forma integrativa, dinâmica e espontânea. No tocante à regulação semiótica, observamos que certos signos reguladores atuaram, principalmente, quando focalizamos a dimensão relacional. Um outro signo identificado, nomeado signo de dependência, atuou ao longo de toda experiência investigada. Foi essa atuação potente do signo que nos fez identificar e nomear o processo de rotação. Tal processo está ligado à dinâmica de resistência e direcionalidade do objeto (Gegenstand) e fortalece a atuação do signo de dependência, fazendo com que os participantes circulem (processo de rotação) em torno dele, ressaltando a característica oscilatória (ora se planeja conforme a regulação do signo dependência, ora numa direção oposta) de rotação na dinâmica de imaginar ações futuras. A dialogicidade abordada em nossa tese desvelou que planejar uma ação futura em dupla implica experienciar tensões e ambivalências e, progressiva e dialeticamente, encontrar uma forma de consenso – aspecto tão necessário nos espaços educativos para o reconhecimento e valorização da diversidade de ideias. Observamos, também, o que chamamos de modos diversos de planejar a ação futura. Por fim, o desenvolvimento dos processos imaginativos ocorre pela regulação semiótica, condições contextuais implicadas, movência semiótica entre dimensões e construção de significados, que ocorrem entre as bordas, num tempo irreversível. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36050 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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