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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36040

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKELNER, Judith-
dc.contributor.authorLOPES, Adalberto Pereira de Souza-
dc.date.accessioned2020-01-17T11:59:53Z-
dc.date.available2020-01-17T11:59:53Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationLOPES, Adalberto Pereira de Souza. Mapeamento de Técnicas de Interação para Construção de Ambientes Virtuais Imersivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36040-
dc.description.abstractAtualmente os Head-mounted Displays (HMDs) são amplamente comercializados e estão presentes nas casas de milhões de pessoas. Segundo levantamento publicado pela IDC e Unity, em 2017 ocorreram mais de 20 milhões de downloads de aplicativos de Realidade Virtual (RV) para Oculus Rift, Playstation VR e HTC VIVE demonstrando que existe uma grande quantidade de usuários de HMD no mundo. Algumas das aplicações encontradas no mercado de RV com HMD utilizam técnicas de interação que dificultam a resolução de tarefas do usuário. Por exemplo, é possível encontrar aplicações que utilizam técnicas de seleção com baixa precisão que provocam erros fazendo o usuário demorar para executar uma tarefa. Além disso, também é possível encontrar aplicações que utilizam técnicas de locomoção cansativas que causam fadiga no usuário ou técnicas que podem causar acidentes como quedas e colisões com objetos da casa. Esses problemas podem ocorrer pelo fato de alguns desenvolvedores não entenderem as características de cada técnica de interação e optarem por uma técnica que não é recomendada para solucionar a tarefa escolhida. Escolher a técnica de interação mais apropriada para um determinado cenário pode garantir para o usuário conforto, otimização, imersão e diversão além de adicionar qualidade para o projeto de RV desenvolvido. A presente pesquisa tem o objetivo de criar três mapas para escolha de técnicas de seleção, manipulação e locomoção visando ajudar desenvolvedores na construção de ambientes de RV imersiva. O trabalho busca fazer recomendações sobre qual é a técnica de interação mais apropriada para um determinado cenário de uso. Para criar os três modelos, foram estudados cenários que ocorrem atualmente nas aplicações de RV do mercado assim como algumas das atuais técnicas de interação presentes na literatura. A avaliação dos mapas foi feita a partir de testes comparativos entre as possíveis técnicas de cada cenário de uso. Os testes foram realizados com 25 usuários (16 homens e 9 mulheres) obtendo dados quantitativos e dados qualitativos com os feedbacks sobre percepções de uso das técnicas. Como contribuições o presente trabalho desenvolveu três mapas para escolhas de técnicas de interações e duas novas técnicas para tarefas de seleção. Mão virtual com deslocamento e ray-casting com raio X, que resolvem problemas de precisão e oclusão de objetos 3D.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia e Interaçãopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuaispt_BR
dc.subjectHead-mounted Displaypt_BR
dc.titleMapeamento de Técnicas de Interação para Construção de Ambientes Virtuais Imersivospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBREYER, Felipe Borba-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5555578873214089pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7532050172035129pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxHead-mounted displays (HMDs) are now commonly marketed and present in the homes of millions of people. According to a survey published by IDC and Unity, in 2017 there were over 20 million downloads of Virtual Reality (VR) applications for Oculus Rift, PlayStation VR, and HTC VIVE. Some of the applications found in the VR market use interaction techniques that make it difficult to solve user tasks. For example, we can find applications that use low precision selection techniques causing user errors. We can also find applications that use exhaustive locomotion techniques that cause fatigue and other techniques that can cause accidents. These problems may occur because some developers do not understand the characteristics of each interaction technique and choose a technique not recommended for solving a task. Choosing the most convenient interaction technique for a specific scenario can guarantee user comfort, optimization, immersion, fun and add quality to the developed VR project. This research aims to create three maps for choosing a selection, manipulation, and locomotion techniques to help developers build immersive virtual environments. We have made recommendations about which interaction technique is most convenient for a specific usage scenario. To create the three models, we study scenarios and interaction techniques that occur in the market and literature. We analyze the maps using comparative tests between possible interaction techniques for each usage scenario. The test sample contained 25 users (16 men and 9 women). We got quantitative and qualitative data with feedback about a user’s perceptions. The contributions of this research are three maps for choosing interaction techniques and two new selection techniques. The ray-casting technique with X-ray improvement and virtual hand technique with displacement improvement,for selection tasks that solve precision and occlusion problems.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2544341199949477pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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