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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039
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Título: | Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares |
Autor(es): | DANTAS NETO, Diocleciano |
Palavras-chave: | Sistemas de Comunicação; Redes Veiculares; Comunicação Interveicular; Sistema Inteligente de Transporte |
Data do documento: | 15-Set-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DANTAS NETO, Diocleciano. Uma análise da implantação de sistemas inteligentes de transporte na Região Metropolitana do Recife: enfoque em arquitetura de redes veiculares. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. |
Abstract: | Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores dos grandes centros urbanos é a mobilidade. Em 2012, foi publicada a Política Nacional de Mobilidade Urbana pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu a obrigatoriedade de um Plano de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. Com base nessa política, foi realizada a complementação do referido plano pela Prefeitura do Recife, que entre os seus aspectos pode-se citar: “desenvolvimento do ferramental necessário para análise do sistema de transporte atual e prognóstico dos deslocamentos e projetos futuros”. Tendo em vista tais fatos, esta dissertação propõe a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS – Intelligent Transportation System) na principal via pertencente ao corredor norte- sul da capital pernambucana. Tal sistema é composto por uma aplicação híbrida com funções para monitoramento de tráfego e segurança (safety) utilizando-se tecnologia de comunicação inter-veicular (IVC – Inter-Vehicular Comunication) híbrida composta pelo padrão IEEE 802.11p e redes de celular LTE. O cenário para simulação foi modelado a partir de dados de tráfego reais disponibilizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. É analisado o tempo médio de trajeto dos veículos e a distância média percorrida, na ótica da mobilidade, e os parâmetros de redes latência (delay) e taxa de entrega de pacotes (PDR – packet delivery rate). O ITS proposto foi capaz de reduzir em até 48,7% o tempo médio de trajeto desperdiçado nos congestionamentos ocasionados por acidentes, enquanto a distância média percorrida sofreu um acréscimo de no máximo 8,8%. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36039 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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