Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3593

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Nóbrega Waechter, Hanspt_BR
dc.contributor.authorSÓTER, Clarissa Menezespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:10Z
dc.date.available2014-06-12T16:32:10Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMenezes Sóter, Clarissa; de Nóbrega Waechter, Hans. O fator verde no design de moda: um estudo exploratório na Região Metropolitana do Recife. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3593
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se a uma investigação a respeito do fator verde nos produtos com valor de moda desenvolvidos na Região Metropolitana do Recife PE. Tem por objetivos entender a relação entre o fator verde e o design de produto com valor de moda, identificar o fator verde nesse mercado e analisar o fator verde como elemento agregador de valor aos produtos sob a ótica dos produtores. A metodologia utilizada para esta pesquisa contou com uma abordagem exploratória e qualitativa, bem como, com um levantamento bibliográfico que buscou interrelacionar design, moda e sustentabilidade. Foram investigados vinte ateliês de vestuário e/ou acessórios, dos quais sete foram estabelecidos como verdes a partir de parâmetros definidos após construção do referencial teórico. Identificou-se que o mercado de produtos de design com valor de moda ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito às práticas sustentáveis. O mercado de moda na Região Metropolitana do Recife parece, ainda, não pensar suas práticas produtivas, nem sua relação com os clientes, de forma inovadora. Porém, pôde-se observar que a consciência acerca do problema ambiental já faz parte da realidade de empresas e já impõe mudanças significativas nas práticas produtivas e nos próprios produtospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectValor de modapt_BR
dc.subjectFator verdept_BR
dc.titleO fator verde no design de moda: um estudo exploratório na Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo999_1.pdf5,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons