Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35867

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Micheline Barbosa da-
dc.contributor.authorFREITAS, Suzana de Lourdes Sousa-
dc.date.accessioned2019-12-18T19:59:21Z-
dc.date.available2019-12-18T19:59:21Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Suzana de Lourdes Sousa. Arborviroses nas aulas de biologia: o uso de mídias digitais em diferentes contextos metodológicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35867-
dc.description.abstractViver num mundo conectado traz profundas implicações para a subjetividade e a socialização. Os jovens, nativos digitais, trazem a dinâmica dessa nova forma de se relacionar com o mundo e se deparam com um ambiente educacional ainda analógico. Existe uma necessidade crescente de sincronizar o processo de ensino com os modos de aprender dessa nova geração, a fim de que a escola se torne mais integrada à realidade da sociedade digital da qual participa. A escola hoje enfrenta problemas de desmotivação e desinteresse, tornando-se necessário não só agregar mídias digitais, mas também questionar o uso dos modelos mais tradicionais de educação e testar estratégias metodológicas inovadoras. É fundamental planejar o processo educativo de modo que os papéis das mídias digitais e das metodologias de ensino estejam claros para o docente e que seja possível aferir as contribuições de cada um. Este trabalho traz um paralelo entre Sequências Didáticas desenvolvidas com metodologias de Sala de Aula Tradicional e de Sala de Aula Invertida com a inserção do uso de mídias digitais, utilizando-se do tema arboviroses em aulas de Biologia. Foi possível perceber que as mídias de mensagens instantâneas, vídeos e imagens colaboram de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem, incorporando dinamismo às aulas. As atividades desafiadoras e reflexivas também mostraram-se estimulantes, sendo bem recebidas pelos estudantes tanto da Sala de Aula Invertida como da Sala de Aula Tradicional. Não foi possível menosprezar uma e exaltar totalmente a outra, por apresentarem níveis de aprendizagem muito próximos. A Sala de Aula Tradicional promove um ensino mais diretivo, com maior linearidade de pensamento, buscando levar os estudantes a atingirem objetivos de aprendizagem propostos pelo docente. A Sala de Aula Invertida produz uma realidade educacional mais agradável, mais motivadora, com engajamento, diversidade de pensamento, postura argumentativa clara e fundamentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleArborviroses nas aulas de biologia : o uso de mídias digitais em diferentes contextos metodológicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEANDRO, Danilo de Carvalho-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0499470156808612pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3428693442982992pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxLiving in a connected world brings deep implications for subjectivity and socialization. Young people, digital natives, bring the dynamics of this new way of relating to the world and are faced with a still analog educational environment. There is a growing need to synchronize the teaching process with the ways of learning of this new generation in order to make the school more integrated into the reality of the digital society in which it participates. Nowadays, schools face problems of demotivation and disinterest, making it necessary not only to aggregate digital media, but also to question the use of more traditional models of education and to test innovative methodological strategies. It is essential to plan the educational process so that the digital media roles and the teaching methodologies are clear for the teacher and that the contributions of each one can be measured.This work brings the parallel between Didactic Sequences developed with Traditional Classroom and Inverted Classroom methodologies inserting the use of digital media with the arboviruses theme in Biology classes. It was possible to perceive that the instant messaging media, videos and images significantly collaborate with the teaching-learning process incorporating a dynamism in the classes. Challenging and reflective activities also seemed to be stimulating and well received by students in both, the Inverted Classroom and the Traditional Classroom. Neither Classroom could be disparaged nor fully exalted since they presented very close learning levels. The Traditional Classroom promotes a more directive teaching, with greater linearity of thought, seeking to lead students to achieve learning objectives proposed by the teacher. The Inverted Classroom produces a more pleasant, more motivating educational reality with commitment, diversity of thought and a clear and well-grounded argumentative attitude.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9476883617776726pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suzana de Lourdes Sousa Freitas.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons