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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35849

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorSILVA, Renan Cruz da-
dc.date.accessioned2019-12-18T15:54:56Z-
dc.date.available2019-12-18T15:54:56Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationSILVA, Renan Cruz da. Os efeitos da Coerência, Complexidade e Novidade dos dispositivos de pulso esportivo na Qualidade Visual Percebida. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35849-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo avaliar os efeitos da Coerência, Complexidade e Novidade dos dispositivos de pulso esportivo na sua Qualidade Visual Percebida, no intuito de prover informações empíricas sobre a Qualidade Visual Percebida como bases para a configuração de dispositivos de pulso. Para tal, a Teoria das Facetas foi tomada como base meta-teórica, pois permite a estruturação da parte teórica para etapa empírica. O Sistema de Classificações Múltiplas foi tomado como método para a coleta de dados, enquanto a Análise de Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis, SSA) – método providenciado pelo software de computador HUDAP-7 (Hebrew University Data Analysis Package) – foi selecionada para a análise dos dados. Os resultados apontaram que os dois grupos amostrais investigados – designers e corredores de rua, nos papéis de especialistas e não especialistas em projetos, respectivamente – divergem em suas percepções estéticas, haja vista que, para o primeiro grupo, a Coerência média, a Complexidade moderada e o estilo Inovador elevam a Qualidade Visual Percebida no produto enfocado, enquanto que a variação da Coerência média a alta, a Complexidade máxima e o estilo Típico faz o mesmo para o segundo grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDispositivo de Pulso Esportivopt_BR
dc.subjectQualidade Visual Percebidapt_BR
dc.subjectDesign de Produtopt_BR
dc.subjectTeoria das Facetaspt_BR
dc.subjectAnálise de Estrutura de Similaridadept_BR
dc.titleOs efeitos da Coerência, Complexidade e Novidade dos dispositivos de pulso esportivo na Qualidade Visual Percebidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1259385978807044pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present research had for aim to evaluate the effects of the Coherence, Complexity and Novelty of sportive wrist devices in their Perceived Visual Quality, in the aim of providing empirical information about the Perceived Visual Quality as basis for wrist devices design. For that, the Facet Theory was chosen as meta-theoretical basis, as it allows the structuration of the theoretical data for the empirical step. The Multiple Sorting Procedure was chosen as collecting data method, while the Similarity Structure Analysis (SSA) – method provided by the computer software HUDAP-7 (Hebrew University Data Analysis Package) – was chosen to analyse the data. The results pointed out that the two investigated groups – industrial designers and street runners, as experts and lay people in projects, respectively – diverge in their aesthetics perception, in view that, for the first group, the medium Coherence, the moderate Complextiy, and the Inovative style, elevate the Perceived Visual Quality in the focused product, while the medium to high Coherence, the maximum Complexity, and the Typical style, have the same effect for the second group.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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