Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35693

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorFRANÇA, Lucélia Silva de Sales-
dc.date.accessioned2019-12-11T22:11:21Z-
dc.date.available2019-12-11T22:11:21Z-
dc.date.issued2019-01-25-
dc.identifier.citationFRANÇA, Lucélia Silva de Sales. Ensino de História e letramento na EJA: costurando o conceito de trabalho com estudantes-operários do pólo das confecções do Agreste. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35693-
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema o encontro entre o ensino de História e as práticas de letramento envolvidas no processo de ensinar e aprender sobre o mundo do trabalho. Adentrando na especificidade da pesquisa, nosso objetivo foi compreender a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos e suas aprendizagens sobre o conceito de trabalho e o mundo do trabalho em aulas de História. Para isso, realizamos uma pesquisa da modalidade participante, cuja metodologia foi coletar e analisar, através de um questionário, dados referentes à concepção dos estudantes com relação às aulas de História, às suas práticas de letramento e à sua relação com o trabalho, para, posteriormente, elaborar uma sequência didática com o tema “Historicidade do conceito de trabalho”. A questão que orientou o estudo foi: qual a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos e suas aprendizagens sobre o conceito de trabalho e o mundo do trabalho? Na busca por respostas, nosso referencial teórico incluiu categorias como história local, trabalho, Educação de Jovens e Adultos e letramento, pensadas a partir dos escritos de Ciampi (2007), Gonçalves (2007), Samuel (1990), Braverman (1974), Marx (2001), Frigotto (2005), Harvey (1993), Kleiman (1998), Soares (1999), Arroyo (2017), entre outros. A análise dos dados revelou a necessidade de um trabalho pedagógico que priorizasse a problematização dos conceitos relacionados ao mundo do trabalho, haja vista a maioria da turma ser formada por operários do polo de confecções do Agreste de PE, e a criação de possibilidades diversas de letramento por meio da aprendizagem desse conteúdo histórico trabalhado. Dessa forma, foi elaborada uma sequência didática com estes objetivos para ser apresentada como produto final desta pesquisa e ser disponibilizada como proposição didática para outros professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEnsino de História e letramento na EJA : costurando o conceito de trabalho com estudantes-operários do pólo das confecções do Agrestept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1682140727122182pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present study has as its theme the encounter between the teaching of History and the literacy practices involved in the process of teaching and learning about the world of work. In order to understand the specificity of the research, our objective was to understand the relationship between the literacy practices of high school students of Youth and Adults Education and their learning about the concept of work and the world of work in History classes. To do this, we conducted a research of the participant modality, whose methodology was to collect and analyze, through a questionnaire, data regarding the students' conception regarding History classes, their literacy practices and their relationship with work, later, to elaborate a didactic sequence with the theme "Historicity of the concept of work". The question that guided the study was: what is the relationship between the literacy practices of high school students in youth and adult education and their learning about the concept of work and the world of work? In the search for answers, our theoretical framework included categories such as local history, work, Youth and Adult Education and literacy, thought from the writings of Ciampi (2007), Gonçalves (2007), Samuel (1990), Braverman (1974) Marx (2001), Frigotto (2005), Harvey (1993), Kleiman (1998), Soares (1999), Arroyo (2017), among others. The analysis of the data revealed the need for a pedagogical work that prioritized the problematization of the concepts related to the world of work, since the majority of the class was formed by textile workers in the Agreste of PE, and the creation of different possibilities of literacy by learning of this historical content. Thus, a didactic sequence was developed with these objectives to be presented as the final product of this research and be made available as a didactic proposal for other teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucélia Silva de Sales França.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons