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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Alessandra de Albuquerque Tavares-
dc.contributor.authorPAULINO, Marcília Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-12-10T18:30:47Z-
dc.date.available2019-12-10T18:30:47Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationPAULINO, Marcília Ribeiro. Prevalência de DTMs em graduandos de Odontologia: relação de fatores emocionais, hábitos parafuncionais e impacto na qualidade de vida. 2019. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35601-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de DTMs e a sua relação com a presença de hábitos parafuncionais, tensão, ansiedade e depressão, bem como seu impacto na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) de graduandos em Odontologia. O cálculo amostral foi realizado e 273 estudantes de Odontologia do Juazeiro do Norte/CE escolhidos por conveniência participaram do estudo. Aplicou-se o Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) para avaliar o grau de DTM e a presença de hábitos parafuncionais; o questionário Hospital Anxiety and Depression (HAD) para avaliar ansiedade e depressão; e o Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14) para avaliar QVRSB. Os dados foram tabulados e analisados através do SPSS versão 22.0. Os testes estatísticos utilizados foram o Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Test T de Student, considerando intervalo de confiança de 95% e significância de 5%. As análises estatísticas revelaram alta prevalência de DTM (91,2%), hábitos parafuncionais (89,4%), tensão/ nervosismo (94,5%) e ansiedade (55,3%) na amostra avaliada. Houve relação estatisticamente significativa entre a presença de DTM e o relato de hábitos parafuncionais (p≤0,001), especificamente para os hábitos: apertar os dentes, roer as unhas, morder objetos, mascar chicletes, morder a bochecha, colocar a mão no queixo, morder os lábios, mastigação unilateralmente e dormir de um lado (p≤0,05). Quando se a comparou às médias de “Tensão”, “Ansiedade” e “Depressão” para os grupos com presença ou ausência de DTM, houve resultado estatisticamente significativo para tensão e ansiedade (p≤0,05) no grupo com DTM. Já a avaliação da QVRSB revelou piores escores em estudantes com sinais e sintomas de DTM (p≤0,05). Na avaliação do OHIP-14 por domínios, houve resultados estatisticamente significativos (p≤0,05) da presença de DTMs com 4 domínios: dor física, desconforto psicológico, inabilidade psicológica e inabilidade social. Foi alta a prevalência de DTMs, hábitos parafuncionais, tensão e ansiedade na amostra estudada. As DTMs estiveram relacionadas com a presença de hábitos parafuncionais, tensão e ansiedade, além de maiores impactos na QVRSB, o que remete à maior necessidade de assistência para o problema no grupo avaliado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstornos da Articulação Temporomandibularpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.titlePrevalência de DTMs em graduandos de Odontologia: relação de fatores emocionais, hábitos parafuncionais e impacto na qualidade de vidapt_BR
dc.title.alternativePrevalência de DTMs em graduandos de Odontologia: associação de fatores emocionais, hábitos parafuncionais e impacto na qualidade de vidapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6709694263176129pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6182433161973022pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Odontologiapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to evaluate the prevalence of TMDs and their relation with the presence of parafunctional habits, tension, anxiety and depression, as well as their impact on the quality of life of undergraduate students in dentistry. The sample consisted of 273 dentistry students from Juazeiro do Norte/CE. The Fonseca's Anamnestic Index (FAI) was applied to assess the degree of TMD and the presence of parafunctional habits; the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) to assess anxiety and depression; and the Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14) to assess impact on oral health-related quality of life. Data were tabulated and analyzed using SPSS version 22.0. The statistical tests used were Chi-Square, Fisher's Exact and Student's T-Test, considering a 95% confidence interval and a significance of 5%. The statistical analysis revealed a high prevalence of TMD (91.2%), parafunctional habits (89.4%), tension/nervousness (94.5%) and anxiety (55.3%) in the evaluated sample. There was a statistically significant correlation between the presence of TMD and the report of parafunctional habits (p <0.001), specifically for habits: teeth clenching, nail biting, biting objects, chewing gum, biting the cheek, placing the hand on the chin, biting the lips, unilateral chewing and sleep on one side (p <0.05). When the presence of TMD was related to the means of "Tension", "Anxiety" and "Depression", there was a statistically significant association with tension and anxiety (p <0.05). On the other hand, the evaluation of the OHRQoL revealed worse scores in students with signs and symptoms of TMD (p≤0.05). In the evaluation of OHIP-14 by domains, there were statistically significant results (p≤0.05) of the presence of TMDs with 4 domains: physical pain, psychological discomfort, psychological inability and social inability. The prevalence of TMDs, parafunctional habits, tension and anxiety in the study sample was high. The TMDs were related to the presence of parafunctional habits, tension and anxiety, as well as greater impacts on the OHRQoL, which refers to the greater need for assistance to the problem in the evaluated group.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Odontologia

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