Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35593

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMUNIZ, Lilian Ferreira-
dc.contributor.authorVIEIRA, Roberta Garcia Monteiro-
dc.date.accessioned2019-12-10T18:12:35Z-
dc.date.available2019-12-10T18:12:35Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationVIEIRA, Roberta Garcia Monteiro. Orientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no pós-operatório imediato. 2019. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35593-
dc.description.abstractA Teleconsulta é uma realidade para a comunicação entre os familiares e usuários de implante coclear com os profissionais de saúde, principalmente no que se refere às orientações quanto ao uso do dispositivo e aspectos relacionados à reabilitação auditiva. Este trabalho teve como objetivo verificar a repercusão da orientação fonoaudiológica virtual aos familiares de crianças usuárias de implante coclear no pós-operatório imediato. Participaram 26 familiares de crianças, cuja faixa etária era de um e dez anos, alocados em dois grupos: virtual e presencial. No momento da ativação foram realizadas orientações sobre quatro eixos: dispositivo, família, escola e terapia fonoaudiológica. Após uma semana, iniciaram as orientações sobre esses temas para o grupo virtual, de forma híbrida, por meio do uso do celular, durante dois meses. No retorno presencial foi aplicado um questionário aos dois grupos contendo perguntas sobre as orientações. Para o grupo virtual, também foi realizada uma entrevista com as mães contendo perguntas. Os dados relativos ao questionário foram submetidos a uma análise estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram analisados a partir técnica de Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Nos resultados quantitativos há diferença significativa entre os grupos, nos eixos: dispositivo e escola. Nos dados qualitativos foi verificado que a teleconsulta trouxe maior segurança aos familiares dos usuários de implante coclear ajudando no processo de reabilitação dos seus filhos. Conclui-se que orientação fonoaudiológica de forma virtual constitui uma forma de atendimento que proporciona segurança e autonomia aos usuários e maior proximidade entre família e centro de tratamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiologiapt_BR
dc.subjectConsulta Remotapt_BR
dc.subjectImplante Coclearpt_BR
dc.subjectTelessaúdept_BR
dc.titleOrientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no pós-operatório imediatopt_BR
dc.title.alternativeOrientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no processo de intervenção pós-operatório imediatopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8958423695895982pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7763357602664293pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxTeleconsultation is a reality for communication between family members and cochlear implant users with health professionals, especially regarding the guidance regarding the use of the device and aspects related to hearing rehabilitation. This study aimed to verify the repercussion of the virtual speech therapy orientation to the relatives of children using cochlear implant in the immediate postoperative period. Participants were 26 family members of children, aged between one and ten years, allocated in two groups: virtual and classroom. At the time of activation, guidance was given on four axes: device, family, school and speech therapy. After a week, they began orientating these topics for the virtual group in a hybrid way, using their cell phone, for two months. In the face-to-face return, a questionnaire was applied to both groups containing questions about the orientations. For the virtual group, there was also an interview with the mothers containing questions. The data related to the questionnaire were submitted to a descriptive and inferential statistical analysis. Qualitative data were analyzed using the technique of Bardin Thematic Content Analysis. In the quantitative results there is significant difference between the groups, in the axes: device and school. In the qualitative data, it was verified that the teleconsultation brought greater security to the family members of cochlear implant users helping in the rehabilitation process of their children. It is concluded that speech therapy guidance is a form of care that provides safety and autonomy to users and greater proximity between family and treatment center.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Roberta Garcia Monteiro Vieira.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons