Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35502

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorBARBOSA, Ezequiel Alves-
dc.date.accessioned2019-12-05T21:55:32Z-
dc.date.available2019-12-05T21:55:32Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ezequiel Alves. A ecologia e a realidade de estudantes rurais na construção de uma consciência socioambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35502-
dc.description.abstractEsta dissertação analisou as impressões que estudantes do 3º ano do Ensino Médio residentes na Zona Rural do município de Orobó, interior de Pernambuco, estabelecem entre os conceitos de Ecologia estudados em sala de aula e o ambiente onde residem e suas atividades cotidianas. Para isso, utilizamos algumas vivências e o meio onde moram esses jovens como ferramentas didáticas para um melhor entendimento dos conteúdos de Ecologia e no desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis. Logo, nosso objetivo foi investigar como a realidade do meio em que vivem esses estudantes e suas práticas podem contribuir para uma aprendizagem significativa dos conceitos de Ecologia trabalhados na escola. Nos documentos oficiais há uma preocupação em pautar o ensino considerando as especificidades de cada público, a exemplo, o art. 28 da LDB (Lei de Diretrizes e Base) sugere que na oferta da educação básica para a população rural, os sistemas de ensino devem promover as adaptações necessárias para sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região. Complementar à LDB, os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (UNDIME, 2013, p.34) aconselham que “os fenômenos estudados na escola devem ser aqueles que ocorrem em nossas vidas, tornando-se assim significativos para os estudantes”. Ainda assim, percebe-se que a realidade concreta vivenciada pelos alunos, particularmente os que residem na Zona Rural, não é contemplada nas escolas, aplicando um ensino descontextualizado de sua realidade. Nesse contexto, a escolha do conteúdo de Ecologia justifica-se diante do pressuposto de que ele está intrinsicamente presente no cotidiano do jovem, apesar da pouca concatenação feita por eles. Para tanto, a nossa metodologia priorizou o desenvolvimento de ações para extrair conceitos de Ecologia envolvidos nas práticas cotidianas e no habitat do estudante do campo. Para tanto, aplicou-se uma sequência didática dividida em três momentos. No primeiro vivenciou-se os conteúdos de Ecologia do Ensino Médio através de aulas teóricas, no segundo momento foi feito um estudo do meio em uma propriedade rural típica e no terceiro, no ambiente escolar, foi montada uma compostagem com o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos biodegradáveis. Houve ainda, a aplicação de questionário em momentos diferente para colher alguns conhecimentos e compreensão de conceitos ecológicos presentes em seu cotidiano. Desse modo, esta pesquisa contemplou discussões e recursos didáticos-metodológicos que envolviam o cotidiano do estudante rural e resultou em um efetivo aprendizado do conteúdo científico em estudo. Concluindo-se, de acordo com nossos resultados, o cotidiano do aluno é importante para a ensinagem de Ecologia, motivo pelo qual as avaliações e questionário mostraram que nas 2º e 3º etapas da aplicação da sequência didática os resultados se sobressaíram aos do primeiro momento. Atestamos melhoras nos aspectos conceituais de Ecologia, correlacionando-os ao meio em que vivem, e na identificação e conscientização de impactos ambientais decorrente de suas ações com o ambiente. Com isso, houve mudança de atitude no sentido de adotar práticas para mitigar, conservar e utilizar de forma sustentável os recursos do seu habitat.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTécnicas Didáticaspt_BR
dc.titleA ecologia e a realidade de estudantes rurais na construção de uma consciência socioambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7420466861641759pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzed the impressions that students in 3rd year high school, living in the rural area of the city of Orobó, in the countryside of Pernambuco, establish between the concepts of Ecology studied in the classroom and the environment where they live and their daily activities. This way, we use some experiences and the environment where these young people live as didactic tools for a better ecology contents understanding and the development of sustainable environmental practices. Therefore, our objective was to investigate how the reality of the environment in which these students live and their practices can contribute to a meaningful learning of the concepts of ecology studied at school. In the official documents, there is a concern to guide the teaching considering the specificities of each public, for example, art. 28 of the LDB (Lei de Diretrizes e Bases) which suggests that in the basic education provision for the rural population, education systems must promote the necessary adaptations to adapt them to the peculiarities of rural life and each region. In order to supplement the LDB, the Parameters for Basic Education of Pernambuco State (UNDIME, 2013, p.34) advise that "phenomena studied at school should be those that occur in our lives, thus becoming meaningful for students." Nevertheless, it is perceived that the concrete reality experienced by the students, particularly to those who live in the rural area, is not taken in account at schools, applying a decontextualized teaching of their reality. In this context, the choice of the content of Ecology is justified on the assumption that it is intrinsically present in the daily life of the young, despite the little concatenation made by them. In order to do so, our methodology prioritized the development of actions to extract concepts of Ecology involved in the daily practices and the habitat of the rural student. For that, a didactic sequence was applied divided in three moments: in the first one, theoretical classes about ecology contents ofthe secondary education happened; in the second moment, an environment study was made in a typical rural property; and, in the third, in the schooling environment, a compost was set up with the reuse of biodegradable organic solid wastes. There was also the application of questionnaire at different times in order to gather some knowledge and understanding about ecological concepts present in their daily life. Thus, this research contemplated didactic-methodological discussions and resources that involved the rural student everyday life and it resulted in an effective learning of the scientific content under studying. In conclusion, according to our results, the student's daily life is important for teaching ecology, which is why the evaluations and questionnaire showed that in the 2nd and 3rd stages of the application of the didactic sequence the results excelled those of the first moment. As soon as, we attest improvements in the Ecological conceptual aspects, correlated to the environment in which they live, and in the identification and awareness of environmental impacts, as a result of their actions over the environment. With this, there was a change of attitude to adopt practices to mitigate, conserve and use the resources of its habitat in a sustainable way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ezequiel Alves Barbosa.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons