Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35477

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Petronildo Bezerra da-
dc.contributor.authorLIMA, Emiliana Silva de-
dc.date.accessioned2019-12-05T18:53:34Z-
dc.date.available2019-12-05T18:53:34Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.citationLIMA, Emiliana Silva de. Teoria da formação das ações mentais por etapas de Galperin: uma proposta para o ensino de ciências articulado com a alfabetização e o letramento. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35477-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta e discute os impactos do ensino de ciências na alfabetização e letramento de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho com a disciplina de ciências pode ser interligado a vários aspectos da análise do domínio da leitura, escrita e interpretação da língua materna. Isso cria novos espaços de reflexão para os processos de ensino e aprendizagem e para a formação dos professores da educação básica. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as contribuições de uma intervenção pedagógica de ciências da natureza estruturada com base na Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas de Galperin no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa, de natureza qualitativa, procurou ensinar o conceito de dentição junto a uma turma do segundo ano do ensino fundamental por meio de atividades que remetem a compreensão do gênero poema com vistas à formação de habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças nesta fase escolar. Para isso foram elaboradas atividades de acordo com as necessidades e características de cada etapa do processo, as quais também se apresentaram como instrumentos de coleta de dados permitindo acompanhar os avanços alcançados na assimilação dos conceitos científicos, da leitura e escrita. Os resultados obtidos demonstram que a articulação alcançada entre o ensino de ciências e a língua portuguesa, orientada pela Teoria de Galperin, proporcionaram um maior nível de qualidade no processo de formação dos conceitos e do desenvolvimento da alfabetização e do letramento dos alunos, uma vez que permitiu articular bem os conceitos trabalhados, o que foi demonstrado pela produção oral e escrita consistente dos alunos. O estudo se apresenta, portanto, como uma ferramenta teórico-metodológica para construção efetiva de uma prática de ensino entre as ciências da natureza e a alfabetização e o letramento levando os alunos a se apropriem de ambas as linguagens (oral e escrita) e interagir de modo mais consciente no meio social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAlfabetização - Pernambucopt_BR
dc.subjectLetramento Pernambucopt_BR
dc.subjectPsicologia infantil - Pernambucopt_BR
dc.subjectConceitos em crianças - Pernambucopt_BR
dc.subjectCrianças – Formação - Pernambucopt_BR
dc.titleTeoria da formação das ações mentais por etapas de Galperin : uma proposta para o ensino de ciências articulado com a alfabetização e o letramentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7591714352724366pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8829719334729671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents and discusses the impact of science education on literacy and literacy of children in the initial years of elementary school. The work with the discipline of science can be interconnected to several aspects of the analysis of the field of reading, writing and interpretation of the mother tongue. This creates new spaces of reflection for the teaching and learning processes and for the training of teachers of basic education. The objective of this research was to investigate the contributions of a pedagogical intervention of structured sciences based on the Theory of the Formation of the Mental Actions by Steps of Galperin in the process of literacy and literacy. The research, of a qualitative nature, sought to teach the concept of dentition to a group of the second year of elementary school through activities that refer to the understanding of the poem genre with a view to the formation of important skills for the development of children in this school stage. For this, activities were elaborated according to the needs and characteristics of each step of the process, which also presented themselves as instruments of data collection allowing to follow the progress achieved in the assimilation of scientific concepts, reading and writing. The results show that the articulation achieved between science teaching and the Portuguese language, guided by the Galperin Theory, provided a higher level of quality in the process of concept formation and the development of literacy and student literacy, since allowed to articulate well the concepts worked, which was demonstrated by the oral and written production of the students. The study therefore presents itself as a theoretical-methodological tool for the effective construction of an teaching practice between the natural sciences and literacy and literacy, leading students to appropriate both languages (oral and written) and to interact in a more conscious way in the social enviroment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Emiliana Silva de Lima.pdf2,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons