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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorLIMA, Victor Hugo Moreira de-
dc.date.accessioned2019-11-28T21:22:50Z-
dc.date.available2019-11-28T21:22:50Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationLIMA, Victor Hugo Moreira de. Roteiro instrucional para o ensino das ciências ambientais: uma proposta do uso de uma plataforma educacional para a conservação dos recursos hídricos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35351-
dc.description.abstractO papel ativo do aprendiz encontra suporte no atual cenário social, imerso em uma revolução tecnológica, resultando em uma ressignificação no papel da escola, no sentido de oferecer uma formação crítica e ativa, uma vez que o professor não é mais o centralizador das informações. As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia quantidade e facilidade na obtenção da informação não garante conhecimento. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. A FlexQuest é uma estratégia que visa a construção de conhecimento mais amplo e flexível, a partir de contextos obtidos diretamente da internet. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo produzir uma FlexQuest para a educação e conservação dos recursos hídricos com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi elaborado um roteiro instrucional e um produto educacional (FlexQuest) pautado na aprendizagem significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Eurídice Cadaval, no município de Itapissuma, Estado de Pernambuco, para trinta e cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os resultados da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi analisada à luz da análise dos mapas conceituais, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Desta forma, foi possível contextualizar o recurso midiático educacional: FlexQuest com as teorizações da Aprendizagem Significativa. Pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes uma eventual ampliação da aprendizagem, mediante análise dos mapas conceituais. Desta forma, a FlexQuest é um recurso didático que contribui para a construção do conhecimento nos estudantes por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecurso midiático educacionalpt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleRoteiro instrucional para o ensino das ciências ambientais : uma proposta do uso de uma plataforma educacional para a conservação dos recursos hídricospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6259720330130203pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe active role of the learner is supported in the current social scenario, immersed in a technological revolution, resulting in a resignification of the role of the school, in order to offer a critical and active formation, since the teacher is no longer the centralizer of information. Information and Communication Technologies allow quick access to a large amount of information, however quantity and ease in obtaining information does not guarantee knowledge. Based on this premise, there are some didactic strategies that aim to guide students to use technological resources, such as the Internet, in the learning process, including FlexQuest. FlexQuest is a strategy for building broader and more flexible knowledge from contexts obtained directly from the internet. In this sense, this research aims to produce a FlexQuest for education and conservation of water resources based on the principle of Theory of Meaningful Learning. An instructional script was prepared and an educational product (FlexQuest) based on meaningful learning. The intervention was divided into two meetings, totaling 4 hours/class. The research was applied at the Teacher Eurídice Cadaval High School Reference School, in the municipality of Itapissuma, Pernambuco State, for thirty-five students from the first grade of high school. The results of the application of the developed FlexQuest were analyzed in the light of the analysis of the concept maps, to categorize students' knowledge and map possible changes in their learning. Thus, it was possible to contextualize the educational media resource: FlexQuest with the theories of Meaningful Learning. It can be inferred that the proposal developed provided students with a possible expansion of learning by analyzing the concept maps. Thus, FlexQuest is a didactic resource that contributes to the construction of knowledge in students through potentially significant learning.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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