Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35350

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Célia Maria Rodrigues da Costa-
dc.contributor.authorSILVA, José Gilberto da-
dc.date.accessioned2019-11-28T21:18:17Z-
dc.date.available2019-11-28T21:18:17Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, José Gilberto da. O ensino de Filosofia: um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competente. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35350-
dc.description.abstractEnsinar filosofia ou filosofar? Essa questão parece não se esgotar nas discussões, principalmente quando se está diante de uma sala de aula no Ensino Médio. Como desenvolver uma proposta que seja significativa para jovens adolescentes e ao mesmo tempo consiga contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, no tocante à filosofia? A presente pesquisa não pretendeu resolver a questão, mas refletir sobre uma visão que vê no ensino de Filosofia uma relação direta com a formação humana, referência para a compreensão de si e, consequentemente, para as relações dos alunos com os outros e com o mundo. Essa formação humana que se constituiu objeto da presente pesquisa se coaduna com a visão pedagógica, intitulada Educação Interdimensional, proposta de ensino voltada para a concepção de educação interdimensional que visa contribuir na formação para um jovem Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história, competente porque, quando autônomo pode se organizar, desenvolver uma disciplina para conquistar seus projetos e solidário, como consequência das anteriores, cujo processo se dá na relação convivial, no reconhecimento do outro como um parceiro e vendo na diferença possibilidades de práticas de convivência social firmadas no respeito. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia à luz da Educação Interdimensional rebate na formação do jovem, verificar como o Ensino de filosofia, na prática, incorporou/incorpora nos últimos 5 anos, os fundamentos/princípios da Educação Interdimensional e que impactos promoveu na vida/formação dos educandos da ETE- Cícero Dias. Para garantir essa reflexão recorreu-se às práticas metodológicas de Ensino de Filosofia da Escola, seus objetivos, metodologias e que integraram a intervenção pedagógica realizada e que compõe o último capítulo desse trabalho e, nos testemunhos sobre a relevância de tais práticas na formação humana, profissional e cidadã dos educandos; Como base metodológica se fez uso da fenomenologia e da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos questionários e testemunhos percebeu-se que as práticas e o ensino de filosofia, tem conseguido alcançar seus objetivos e que as categorias: autonomia, competência e solidariedade tem sido desenvolvidos, principalmente a partir do desenvolvimento da habilidade do questionar. Habilidade essa, primordial para a mudança de atitude. A saída de uma atitude costumeira, formada a partir das experiências comuns para uma atitude filosófica que é crítica, reflexiva e transformadora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio – Formaçãopt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia : um diálogo com a educação interdimensional na formação de um jovem solidário, autônomo e competentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7125392157093071pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5424623323093170pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxTeach philosophy or to philosophy? This question does not seem to be exhausted in the discussions, especially when it is in front of a classroom in High School. How to develop a proposal that is meaningful for young adolescents and at the same time be able to contribute to the process of teaching and learning, regarding philosophy? The present research did not intend to solve the question, but to reflect on a vision that sees in the teaching of Philosophy a direct relation with the human formation, reference for the understanding of itself and, consequently, for the relations of the student with the others and with the world. This human formation that was the object of this research is in line with the pedagogical vision, entitled Interdimensional Education, a teaching proposal focused on the conception of interdimensional education that aims to contribute to the formation of an Autonomous, Competent and Solidarity youth. Autonomous to be able to make his own decisions with the information present in the formal educational process, without disregarding its history, competent because, when autonomous can organize itself, develop a discipline to conquer their projects and solidarity, as a consequence of the previous, whose process occurs in the friendly relationship, recognition of the other as a partner and seeing in the difference possibilities of practices of social coexistence established in respect. In this way the object of the present research was based on the reflection that the Teaching of Philosophy in the light of Interdimensional Education rebounds in the formation of the young person, to verify how the Teaching of philosophy, in practice, incorporated / incorporates in the last 5 years, of Interdimensional Education and what impacts it has promoted in the life / education of the students of ETE-Cícero Dias. In order to guarantee this reflection, we resorted to the methodological practices of Teaching Philosophy of the School, its objectives, methodologies and that integrated the pedagogical intervention realized and that composes the last chapter of this work and, in the testimonies on the relevance of such practices in the human formation, professional and citizen of the students; As a methodological basis, the use of Bardin phenomenology and content analysis was made. From the analysis of the questionnaires and testimonies it was noticed that the practices and the teaching of philosophy have been able to reach their objectives and that the categories: autonomy, competence and solidarity have been developed, mainly from the development of the ability to question. Such a skill, primordial for the change of attitude. The departure of a customary attitude, formed from the common experiences for a philosophical attitude that is critical, reflective and transforming.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Gilberto da Silva.pdf8,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons