Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35321
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alineaurea Florentino | - |
dc.contributor.author | SILVA, Henágio José da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:05:47Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T19:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Henágio José da. Proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em ciências ambientais com uso de aplicativo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35321 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Lucivânio Jatobá de, também é conhecido em citações bibliográficas por: JATOBÁ, Lucivânio | pt_BR |
dc.description.abstract | Os brejos de exposição são áreas de exceção dentro do semiárido brasileiro que ficam expostos aos fluxos de ar úmido que ascendem em maciços residuais, espalhando-se pelos espaços geográficos com déficit hídrico. Essas áreas possuem grande relevância no contexto do semiárido, principalmente por apresentarem maiores suportes hídricos que as áreas circunvizinhas. Porém, algumas delas encontram-se em elevados níveis de degradação. Dentro dessa temática, o trabalho teve como objetivo favorecer a proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino - aprendizagem em Ciências Ambientais com uso de aplicativo para smartphones. O aplicativo - App Brejo de Exposição foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos, com subtemas relacionados à temática principal da dissertação. Consiste em uma plataforma digital com dez ícones na tela inicial para navegação e aprendizado sobre temas relacionados ao brejo, como o solo, vegetação, relevo e clima presente, fontes de água, impactos e cuidados ambientais. O aplicativo - App foi utilizado nas turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, situada no município de Brejo da Madre de Deus - PE. Antes do uso do aplicativo, foi solicitada a elaboração de mapas conceituais para verificar seus conhecimentos prévios. Após estudo dos subtemas presentes nos ícones do aplicativo – App, foram propostas atividades problematizadoras no próprio aplicativo – App. Em seguida, elaborou-se novos mapas conceituais com os mesmos estudantes, com os conhecimentos adquiridos somados aos conhecimentos prévios. Verificou-se que, por meio da utilização do aplicativo - App Brejo de Exposição, os estudantes desenvolveram suas aprendizagens, realizaram ações colaborativas e ampliaram o uso das tecnologias móveis nos espaços formais de aprendizagem. Concluímos que o uso de dispositivos móveis na geração de estudantes nativos digitais torna as aulas mais atrativas, o aprendizado é viabilizado, além de potencializar a sensibilização na perspectiva de se tornarem cidadãos críticos e desenvolverem ações de proteção das condições naturais do brejo de exposição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Áreas de exceção | pt_BR |
dc.subject | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias móveis | pt_BR |
dc.title | Proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em ciências ambientais com uso de aplicativo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Lucivânio Jatobá de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2767501852743029 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7810302436995638 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Humid high altitude region are areas of exception within the Brazilian semi-arid that are exposed to moist air flows that rise in residual masses, spreading through the geographic spaces with water deficit. These areas have great relevance in the context of the semiarid, mainly because they present larger water resources than the surrounding areas. However, some of them are at high levels of degradation. Within this theme, the objective of the work was to promote the protection of the region and strengthening of the teaching and learning process in Environmental Sciences with the use of smartphone applications. The Brejo Exposure application was developed using the Brazilian Application Factory platform, with subtopics related to the main theme of the dissertation. It consists of a digital platform with 10 icons on the initial screen for navigation and learning on themes related to the Brejo region, such as soil, vegetation, relief and current climate, water resources, impacts and environmental care. The App was used in the 9th grade classes of the José Inácio Cavalcanti da Silva Municipal Elementary School located in the municipality of Brejo da Madre de Deus - PE. Before using the application, it was requested that the students draw up conceptual maps to verify their prior knowledge. After studying the subtopics present in the App icons, problematizing activities were proposed using the App, followed by the elaboration of new conceptual maps with the same students, with the acquired knowledge added to the previous knowledge. It was verified that through the use of the Brejo Exposure App, the students developed their learning, carried out collaborative actions and extended the use of the mobile technologies in the formal spaces of learning. We conclude that the use of mobile devices by the digital native students generation makes classes more attractive, learning feasible, as well as increasing awareness of the perspective of becoming critical citizens and develop actions to protect the natural conditions of the Brejo exposure region. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5047968131675220 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Henágio José da Silva.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons