Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35234

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWEBER, Silke-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Ivon Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-11-11T19:49:46Z-
dc.date.available2019-11-11T19:49:46Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Ivon Rodrigues. "Tudo por uma experiência‖" : a socialização, construção da identidade e trajetória de jovens diante da experiência de aprendizagem profissional. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35234-
dc.descriptionSILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosanept_BR
dc.description.abstractO presente estudo procura avançar na compreensão do instituto da aprendizagem profissional (Lei 10.097/2000) em sua relação com o processo de socialização, construção da identidade e escolhas profissionais de jovens aprendizes, diante das dificuldades que encontram para conseguirem sua inserção e permanência no mercado de trabalho. Seus objetivos foram: a) compreender como se dá o processo de socialização profissional vivenciada nos cursos de aprendizagem profissional; b) investigar o quanto os grandes universos de socialização (família, escola e trabalho) influenciam as escolhas e projetos profissionais dos jovens aprendizes; e c) identificar em que medida a experiência de aprendizagem fortalece ou não a identidade profissional. O campo de pesquisa foram as entidades formadoras: CIEE-PE e SENAI-PE e seus respectivos Programas de Aprendizagem Profissional. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário socioeconômico com os jovens dos cursos de aprendizagem em comércio e varejo e ocupações administrativas, do CIEE, e técnico em mecânica industrial, do SENAI. Em seguida foram realizadas duas entrevistas de caráter biográfico com os aprendizes. A análise dos resultados apontou que 1) as principais motivações em participar dos respectivos Programas foram: adquirir conhecimento/aprendizado; adquirir experiência; a questão financeira/salarial; obter um curso técnico; e ter uma profissão; 2) observou-se que as escolhas e projetos profissionais, em geral, tinham pouco ou nenhum vínculo com os cursos de aprendizagem nos quais estavam matriculados, o que demonstra um peso pouco significativo da experiência de aprendizagem nas escolhas e projetos profissionais dos jovens do CIEE. Por outro lado, os aprendizes do SENAI apresentaram uma relação mais explícita de pertencimento com grupos de referência da área na qual fazem o curso de aprendizagem, pois boa parte pretendia seguir pelo menos áreas afins; e 3) diante da situação de desfiliação (CASTEL, 2005), os aprendizes encontram na aprendizagem profissional um meio de superá-la, funcionando como um ―atalho‖ para se inserir no mercado de trabalho, o qual não está aberto para aqueles que não possuem um mínimo de qualificação (diplomas, credenciais educacionais) e experiência profissional. Em suma, diante dos dados é possível perceber o quanto a dimensão profissional é relevante, pois o emprego condiciona a construção das identidades sociais. Diante das recentes transformações o trabalho leva a mudanças identitárias, assim como a formação interfere na construção da identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.title"Tudo por uma experiência" : a socialização, construção da identidade e trajetória de jovens diante da experiência de aprendizagem profissionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0144682055172739pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2168457966116912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present study seeks to advance in the understanding of the Institute of Professional Learning (Law 10.097/2000) in its relationship with the process of socialization, identity construction and professional choices of young learners, in view of the difficulties they find to achieve their insertion and permanence in the labor market. Its objectives were: a) to understand how the professional socialization process experienced in professional learning courses is given; b) To investigate how much the large universes of socialization (family, school and work) influence the professional choices and projects of young learners, and c) to identify the extent to which the learning experience strengthens or not the professional identity . The research field was the training entities: CIEE-PE and SENAI-PE and their respective professional learning programs. At first, a socioeconomic questionnaire was applied to young from the commercial and retail learning courses and administrative occupations, from the CIEE, and technical in industrial mechanics, from SENAI. Next, two biographical interviews were conducted with the apprentices. The analysis of the results showed that 1) the main motivations to participate in respective programs were: acquire knowledge/learning; acquire experience; the financial/wage issue; obtain a technical course; and have a profession; 2) it was observed that the professional choices and projects in general had little or no link with the learning courses in which they were enrolled, which demonstrates a little significant weight of the learning experience in the choices and professionals projects CIEE young. On the other hand, the apprentices of SENAI presented a more explicit relationship of belonging with reference groups of the area in which they take the learning course, because a good part intended to follow at least related areas; and 3) in view of the situation of disaffiliation (CASTEL, 2005), the apprentices find in professional learning a means of overcoming it, functioning as a ―shortcut‖ to enter the labor market, which is not open to those who do not have a minimum of qualifications (diplomas, educational credentials) and professional experience. In short, given the data, it is possible to perceive how relevant the professional dimension is, because employment conditions the construction of social identities. Given the recent transformations, the work leads to identity changes, as well as the formation interferes in the construction of the identity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9651674615477406pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ivon Rodrigues Silva Filho.pdf3,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons