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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35221

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Denise Maria da-
dc.date.accessioned2019-11-11T16:59:12Z-
dc.date.available2019-11-11T16:59:12Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Denise Maria da. “Eterno enquanto dure” : efeitos do envolvimento, expectativa e estresse dos nubentes na intenção de compra de serviços de cerimoniais. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35221-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo identificar os efeitos que o “envolvimento”, a “expectativa” e o “estresse” com o evento de celebração matrimonial têm na intenção dos nubentes (noivos) em contratar o serviço de um cerimonial. Assim, os construtos foram analisados por meio da proposição de um modelo relacional, orientado por três hipóteses provindas de teorias correspondentes a cada uma das interações. A pesquisa é de natureza aplicada, caráter descritivo, abordagem quantitativa, com método não-probabilístico e uso de estratégia snowball, sob corte transversal (em coleta realizada entre 15 e 24 de maio de 2019), e consistindo em um amostral de 109 nubentes – ou casados no civil ou união estável, mas preparando festividade do enlace conjugal –, residentes no Brasil, e presentes nas redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp para veiculação do questionário fechado (survey online), construído e hospedado na plataforma Google Forms. O instrumento de pesquisa formou-se de 17 itens referentes aos construtos/variáveis – além dos de exploração sociodemográfica –, com avaliação de escala tipo Likert de sete pontos. Utilizou-se para a variável dependente “intenção de contratação do cerimonial” os itens da escala “Intenção de Compra” (SHIRIN; KAMBIZ, 2011), com adaptação ao contexto; para a independente “estresse” baseou-se nas escalas “Enfrentamento de Estresse” (LIMA, 2005) e “Enfrentamento de Estresse na Compra” (DUHACHEK, 2005) de onde foram extraídos os itens que melhor se adequavam à proposta deste estudo, com ajustes ao tema; assim também ocorreu com a variável independente “envolvimento”, tendo como referência a escala New Involvement Profile (NIP) (FONSECA; ROSSI, 1998), porém com acréscimo de itens criados pela autora desta pesquisa, respaldada por estudos acadêmicos; os itens que mensuraram a variável independente “expectativa” foram todos desenvolvidos pela autora para melhor aderência a investigação, mas igualmente pautada pelo aporte teórico apreciado. A confiabilidade dos itens foi confirmada por meio do α de Cronbach >0,7, a dimensionalidade verificada por análise fatorial com uso de testes KMO e de esfericidade de Bartlett e as hipóteses examinadas por regressão linear múltipla. Por meio das análises com software estatístico, constatou-se que um alto envolvimento com o evento, bem como elevada expectativa com o mesmo têm influência positiva sobre a intenção de contratar o serviço de um cerimonial, confirmando-se duas das três hipóteses. No entanto, um elevado enfrentamento de estresse não interfere na intenção de contratação do cerimonial, refutando a última hipótese. Com isto, pode-se inferir que os fatores emocionais de envolvimento e expectativas dos nubentes com a celebração de casamento tem positiva relação com a intenção de contratar uma empresa de cerimonial, por vislumbrarem com esta assessoria profissional a garantia de um evento tão complexo e de grande importância simbólica sendo realizado com sucesso. Porém, mesmo que lidem bem com o estresse advindo do processo de preparação da ocasião e ainda queiram contratar o serviço de cerimonial, não significa dizer que o fariam em diferentes intensidades de enfrentamento do estresse e/ou quando somatizado a algum estressor externo. Assim, o estudo recomenda seu desdobramento em pesquisas também sob estas perspectivas apontadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnvolvimentopt_BR
dc.subjectCerimonialpt_BR
dc.subjectCasamentopt_BR
dc.title“Eterno enquanto dure” : efeitos do envolvimento, expectativa e estresse dos nubentes na intenção de compra de serviços de cerimoniaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6718590955260917pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study was to identify the effects that "involvement", "expectation" and "stress" with the matrimonial celebration event have in the intention of the intendeds to contract the service of a ceremonial. Thus, the constructs were analyzed through the proposition of a relational model, guided by three hypotheses derived from theories corresponding to each of the interactions. The research is of an applied nature, descriptive character, quantitative approach, with non-probabilistic method and use of snowball strategy, in cross-sectional (in a collection conducted between May 15 and 24, 2019), and consisting of a sample of 109 nubents - or married in the civil or stable union, but preparing for the conjugal bond -, residents of Brazil, and present on social networks Facebook, Instagram and Whatsapp for placement of the closed online survey, built and hosted on Google Forms platform. The research instrument consisted of 17 items related to constructs/variables - besides those of socio-demographic exploration -, with a seven-point Likert scale. For the dependent variable "intention of contracting ceremonial", the items of the "Intention of Purchase" scale (SHIRIN; KAMBIZ, 2011) were used, with adaptation to the context; for the independent "stress" was based on the scales “Coping” (LIMA, 2005) and "Consumer Coping" (DUHACHEK, 2005) from which the items that best fit the proposal of this study were extracted, with adjustments to the theme; this also occurred with the independent variable “involvement”, based on the New Involvement Profile (NIP) scale (FONSECA; ROSSI, 1998), but with the addition of items created by the author of this research, supported by academic studies; the items that measured the independent variable "expectation" were all developed by the author for better adherence to the investigation, but also based on the theoretical contribution appreciated. The reliability of the items was confirmed by means of the Cronbach's alpha >0.7, the dimensionality verified by factorial analysis using KMO and Bartlett's sphericity tests and the hypotheses examined by multiple linear regression. Through the analysis with statistical software, it was found that a high involvement with the event, as well as high expectation with the event have a positive influence on the intention to contract the service of a ceremonial, confirming two of the three hypotheses. However, a high stress coping does not interfere with the ceremonial contracting intention, refuting the latter hypothesis. From this, it can be inferred that the emotional factors of involvement and expectations of nubents in the marriage celebration are positively related to the intention of hiring a ceremonial company, for probably they glimps with this professional advice the guarantee of such a complex event and of great symbolic importance being held successfully. However, even if they handle stress well from the occasion preparation process and still want to hire ceremonial service, it does not mean that they would do so at different stress coping intensities and/or when added to some external stressor. Thus, the study recommends its unfolding in research also from these pointed perspectives.pt_BR
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