Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35193
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Hermano Perrelli de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Alberto Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T19:19:25Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07T19:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Alberto Ramos de. Uma metodologia para desenvolvimento de companheiros virtuais inteligentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35193 | - |
dc.description.abstract | Com o notável crescimento da educação à distância (EAD) nos últimos anos, a incorporação de novas tecnologias computacionais de comunicação possibilitou o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagem (AV) como novos meios de apoio ao aprendizado não presencial. Esses sistemas oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo, espaço e ritmo de cada participante. Nesse contexto, foram desenvolvidos os Companheiros Virtuais Inteligentes (CVI), que são agentes pedagógicos com o papel de ajudar o aluno. O CVI engloba a questão da afetividade e é dele a atribuição de acompanhar o aluno na realização de suas tarefas, buscando estabelecer relações de empatia e mantê-lo motivado a persistir no processo de interação. Hoje, no entanto, observamos que a necessidade de se integrar CVIs a AVs deixou de ser exclusiva do meio da educação, passando a encontrá-los em diversos domínios de aplicação, como, por exemplo, na saúde, indústria, prestação de serviços, entre outros. Todavia, ainda há dificuldades na construção desse tipo de solução tecnológica, visto que, a pesquisa em busca de processos, metodologias e técnicas que facilitem o desenvolvimento dele parece ser incipiente. Sendo assim, o objetivo dessa dissertação é propor uma metodologia para construção de CVIs, tomando como base a análise de metodologias tradicionais e ágeis de desenvolvimento de software, bem como de metodologias orientadas a agentes. Uma análise comparativa entre a metodologia proposta e metodologias já existentes também é realizada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.title | Uma metodologia para desenvolvimento de companheiros virtuais inteligentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8394816631134579 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9906166020816798 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the growing modality of distance education in the last decades, new computational technology incorporation in communication has enabled the development of virtual learning environments through new support methods to non-presence learning. These softwares offer an array of information Technologies and communication, allowing the development of activities within time, space and each participant´s pace. In this context, Intelligent Virtual Companions (IVC), pedagogical agents whose role is to assist users. The IVC encompasses afectivity and its main attribution is to follow the user in task completion, establishing empathy bonds, by keeping him/her motivated in pursuing the process. Today, however, it is observed the intrinsic need of integrating IVCs and Virtual Environments (VE), not only in the educational field, but also in diverse areas of application, such as health, industry, third sector, among others. All in all, there are still a number of factors in constructing this type of software, once its research lacks a more consistent and coherent analysis. In this way, the aim of this thesis is to present a IVC development methodology, taking into account the comparison between traditional and agile software methodologies, as much as agent-oriented methodologies. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alberto Ramos de Lima.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons