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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3492

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira Vieira de Melo, Cristina pt_BR
dc.contributor.authorMaria do Amaral, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:31:30Z-
dc.date.available2014-06-12T16:31:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationMaria do Amaral, Renata; Teixeira Vieira de Melo, Cristina. Gastronomia : prato do dia do jornalismo cultural. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3492-
dc.description.abstractEsta dissertação dá início a um mapeamento do jornalismo gastronômico, inserido no contexto do jornalismo cultural brasileiro contemporâneo. Optamos por centrar a análise nos gêneros crítica e crônica, por serem bastante freqüentes no jornalismo cultural. A metodologia deste trabalho se focou, por um lado, na revisão bibliográfica sobre os aspectos socioculturais da gastronomia e, por outro, numa retomada das discussões acerca dos gêneros jornalísticos. Compõe nosso corpus de pesquisa todo o material publicado durante o ano de 2004 nas seções Gula Indica Restaurantes (Revista Gula), Mundo Gourmet (Folha de S.Paulo), Pé na Cozinha (Claudia Cozinha) e Refogado (Carta Capital), num total de 145 textos. Também realizamos entrevistas com críticos, cronistas e editores dos veículos. Da leitura desse material, destacamos a presença de seis categorias lingüístico-discursivas que passaram a direcionar nosso olhar analítico sobre o corpus textual, a saber: estrutura narrativa, titulação, interatividade, intertextualidade, ironia e metáfora. Observamos que as crônicas apresentaram duas características comuns aos veículos Claudia Cozinha e Carta Capital: a interatividade e a narrativa. Verificamos que a crônica se caracteriza como um espaço da subjetividade, em que o narrador interage com o leitor e com ele busca dialogar. Já as críticas não apresentaram estratégias comuns à Folha de S.Paulo e à Gula, exceto na titulação, predominantemente descritiva. Trata-se do chamado jornalismo de serviço, em que o crítico busca oferecer informações para que o leitor delas possa usufruirpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo gastronômicopt_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectCrítica jornalísticapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.titleGastronomia : prato do dia do jornalismo culturalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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