Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLacerda Gonçalves, Norma pt_BR
dc.contributor.authorMonteiro de Farias, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:31:23Z-
dc.date.available2014-06-12T16:31:23Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationMonteiro de Farias, Silvana; Lacerda Gonçalves, Norma. O entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Forte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3484-
dc.description.abstractEste dissertação busca compreender como as transformações espaciais decorrentes de um processo de urbanização podem alterar as práticas sócio-espaciais dos habitantes da área em questão. Mais precisamente, buscamos entender em que medida estabelecimentos como os Shopping Centers e seus processos de consolidação de centralidade podem alterar o cotidiano dos habitantes de seu entorno. Nosso foco de interesse recai, portanto, nas alterações das práticas sócio-espaciais desenvolvidas por eles em seus bairros, e por isso consideramos de fundamental importância o referencial teórico das Representações Sociais, elaboradas através da vivência dos grupos sociais, integrando os aspectos afetivos, mentais e sociais dos indivíduos. Assim, as representações dos habitantes da área nos conduziram ao entendimento das razões que os levam a agir de determinada forma em certos locais, definindo-os como lugares ou espaços de deslocamentos. Neste sentido, partimos do princípio de que o lugar se diferencia do espaço, pela relação estabelecida entre o homem e o meio, à medida que o carrega de significados. Esta pesquisa analisou o entorno da área em que estão inseridos o Hiper Center Casa Forte e o Shopping Plaza Casa Forte, no Conjunto Urbano de Casa Forte, os quais, juntos, funcionam como um Complexo Comercialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.titleO entorno dos Shopping Centers: do lugar ao espaço de deslocamentos: o caso do Complexo Comercial formado pelo Hiper Casa Forte e Plaza Shopping Casa Fortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5390_1.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons