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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34827

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiebra, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorLima, Fernanda Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-10-23T18:19:23Z-
dc.date.available2019-10-23T18:19:23Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.date.submitted2019-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34827-
dc.description.abstractEste estudo fundamentou-se em torno de uma reflexão sobre acessibilidade para pessoas surdas, no que diz respeito ao acesso à informação desses usuários com foco no ambiente Web. A pesquisa exploratória foi fundamentada na literatura disponível de acessibilidade para surdos, nas leis constituintes no Brasil sobre o tema e também em normas para acessibilidade no ambiente Web, além de uma pesquisa participativa realizada com surdos da cidade do Recife. Na coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Como resultado, constatou-se que surdos oralizados têm mais facilidade em entender conteúdos, apesar de que a forma como o texto é escrito, a falta de legendas em vídeos e áudios são ainda pontos que dificultam o entendimento da informação. Surdos sinalizados que se comunicam através do uso de LIBRAS possuem grande dificuldade de compreensão da língua portuguesa, precisando que, mesmo na Web, a informação seja transmitida usando essa linguagem, o que ainda não é reconhecido e utilizado pelo sites, mesmo governamentais, brasileiros.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.titleUm Estudo Teórico e Prático sobre Acessibilidade da Informação para Surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.description.abstractxThis study was based around a reflection on accessibility for deaf people, with regard to access to information these users with a focus in Web environment. This exploratory research was based on the available literature about accessibility for the deaf , in the relevant acessibility laws in Brazil and also Web standards for accessibility. This research englobes a participatory research conducted with deaf people from Recife . Direct observation , interview and questionnaire were used as data collect techniques. As a result , it was found that oralized deaf people have an easier time understanding content , although the way the text is written , the lack of subtitles in videos and audios are still some issues that hinder the understanding of information. Flagged deaf who communicate through the use of LIBRAS have great difficulty understanding the portuguese language , stating that , even on the Web, the information is transmitted using this language , which is not yet recognized and used by the Brazilian sites , even government sites.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

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