Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34716

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorXAVIER, Amanda Adna Santos-
dc.date.accessioned2019-10-17T14:55:51Z-
dc.date.available2019-10-17T14:55:51Z-
dc.date.issued2018-07-16-
dc.date.submitted2019-10-17-
dc.identifier.citationXAVIER, Amanda Adna Santos. Qualidade visual percebida em cenas da paisagem midiática urbana do comércio varejista de Belo Jardim. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34716-
dc.description.abstractEsta pesquisa defende que a qualidade visual da paisagem midiática urbana, pode trazer dificuldades ou facilitar a atuação do cidadão no espaço urbano. Nesse contexto, tem como objetivo prover informações empíricas sobre a qualidade visual percebida em cenas da paisagem midiática urbana do comércio varejista de Belo Jardim. Mais especificamente, levando em conta a percepção de não especialistas e especialistas, objetiva ainda: 1| Identificar conceitos utilizados na avaliação da paisagem midiática urbana enfocada; 2| Testar quais categorias elevam e reduzem a qualidade visual percebida em cenas da paisagem midiática urbana; 3| Analisar o consenso dos resultados entre os dois diferentes grupos enfocados. A pesquisa de campo, estruturada a partir da Teoria das Facetas, adotou o Sistema de Classificações Múltiplas para coleta de dados e a tabela de frequência para analisá-los. Os principais resultados mostraram que a intensidade da informação é considerada como critério primordial para avaliação da paisagem urbana midiática e, finalmente, existe o consenso entre os grupos abordados na pesquisa (não especialistas e especialistas) quanto à avaliação da qualidade visual percebida nas cenas que é elevada e diverge na que é reduzida a qualidade visual percebida.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectMídia (Publicidade) - Planejamentopt_BR
dc.subjectComércio varejista - Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectAnúncios - Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectAvaliação paisagística - Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleQualidade visual percebida em cenas da paisagem midiática urbana do comércio varejista de Belo Jardim.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742383T1&tokenCaptchar=03AOLTBLTXJ63TD9_Fr4r6pYBybQrioRU_fhmAX7umSi0Em9ZWw_-wOeocLQXBhmJAB-tVxuR89zRhupQWhY9IDwG8w0TLUgbo8lO9tRih9gL258jHpMxL3aBfmcyU28gZqJhl7Soz_CsF41j_dnGTiJzW9nXS9Om1Vll2hKUqTSgg05xXtz4CAkRzVygvMnWAdrG4rOEfwqgSzsu9rU63Bn4ZMVKEZHgnOaulpart853EKJXdmB9d4tqhamoG9rfLcb_HRqhmdqdMq-IlBQhlBmBuBNO8uvVDTCrgCFu3W-Hmh526iXZvDcF40VlpuRPtjcXecMmtXxyAeRIFhPMYa2cqqjTD50Y0OR_cjZ2VvOJD4WlAiVHFyqm5EiHtx1UCXQrCkL3EVBolxWdQJGq0Z1koRVg2kcEpTsd1c6pZ7NyiCVSERPRHCPCuNH-G13bc-nfxCqibJYdw7ss84j4HY6WkTmlY8OnbZC51317PTtKxGuXDUjUuBCEmKdMkX9LoAvk64f0BnCgjpt_BR
dc.description.abstractxThis research argues that the perceived visual quality of the signscape can present difficulties or facilitate the performance of the citizen in urban space. In this context, it aims to provide empirical information on the visual quality of the urban media landscape perceived in scenes of the retail trade of Belo Jardim. More specifically, taking into account the perception of non-specialists and specialists, it also aims to: 1 | Identify concepts used in the evaluation of the focused signscape; 2 | To test which categories elevate and reduce the perceived visual quality in scenes of the signscape; 3 | Analyze the consensus of the results between the two different focused groups. The field research, structured from the Facet Theory, adopted the Multiple Sorting Procedure for data collection and the frequency table to analyze them. The main results showed that information intensity is considered as the primary criterion for evaluating the signscape and, finally, there is a consensus among the research groups (non-specialists and specialists) regarding the evaluation of perceived visual quality in the scenes that are high and diverges in what it is reduces perceived visual quality.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Adna Santos Xavier.pdf838,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons