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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34663

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Luciana Araújo de-
dc.contributor.authorGRACIANO, Pollyanna Fraga-
dc.date.accessioned2019-10-15T18:10:24Z-
dc.date.available2019-10-15T18:10:24Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34663-
dc.description.abstractO Turismo de Base Comunitária (TBC) emana a partir de uma proposta de uma nova visão paradigmática do fenômeno turístico, uma forma de incrementar a atividade inspirada no desenvolvimento sustentável e na participação ativa dos atores que compõem uma comunidade. No entanto, tais iniciativas, embora sejam constantemente estudadas e debatidas pela academia, e ainda, sejam vistas como fonte de renda alternativa para reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida das populações de algumas localidades, enfrentam dificuldades para consolidar-se no mercado turístico e tendem a fenecer. Pesquisas realizadas na área apontam que a governança e o acesso ao mercado são obstáculos para esta consolidação. No Recife, duas comunidades, a Bomba do Hemetério e a Ilha de Deus, desenvolvem iniciativas de TBC, porém ambas não se firmaram como destino turístico regular. Logo, a presente pesquisa busca compreender o que dificulta a consolidação dessas iniciativas recifenses no mercado turístico. Situada no paradigma pragmático, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva e explicativa, tendo sido dividida em fases distintas que buscaram conferir maior profundidade às análises. Inicialmente, foram identificados, por meio de pesquisa bibliográfica, dois modelos, sendo um de análise da governança do TBC (MAG) e outro propositivo de acesso ao mercado e comercialização direta. Em seguida, associou-se a Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e o Estudo Bibliométrico para revisar os aspectos teóricos e evidenciar lacunas no tema. Na pesquisa de campo, as técnicas de coleta de dados foram a observação, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. Para o tratamento dos dados coletados empregou-se a Análise de Conteúdo do tipo categorial. Entre os entraves para a consolidação das iniciativas recifenses destacam-se os conflitos internos, baixo relacionamento com o poder público, alta dependência externa, inclusive de redes, ausência de um plano de marketing que institua uma identidade visual e direcione as ações de promoção e divulgação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismo de base comunitáriapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.titleGovernança e comercialização de turismo de base comunitária (TBC) : um estudo sobre os entraves para a consolidação de iniciativas recifensespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1060361942396705pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3849123632217263pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThe Community Based Tourism (CBT) emerges from a new paradigmatic vision proposal in tourism, a way to increasing with sustainable development and active community’s participation. However, these initiatives, although been frequently studied and debated by the academy, they also been an income’s alternative resource by reduce poverty and life’s quality improvement at some localities, face difficulties to consolidate in tourist market and tend to wither away. Researches prove that governance and market access would be an obstacle to consolidation. Recife has two communities increase CBT like an income’s alternative resource, Bomba do Hemetério and Ilha de Deus, and both have not established themselves as tourist destination. The present research intends to understand what makes difficult the consolidation of these initiatives in Recife in the tourist market. Located into pragmatic paradigm, characterized as qualitative descriptive and explanatory research, divided into distinct phases to insure a greater depth analysis. Thus, two models were identified through a bibliographical research, CBT’s governance analysis (MAG) and a proposal of market access and direct commercialization. Next, the Integrative Literature Review (ILR) and the Bibliometric Study (BS) were held to review the theoretical aspects and highlight gaps in the theme. In the fieldwork, data collection techniques were observation, documentary research, semi-structured interviews and open-ended questionnaires. The treatment of the collected data employed categorical content analysis. The consolidation’s obstacles in Recife’s initiatives are internal conflicts, low relationships with public power, high external dependency, including the networks, marketing plan’s absence with a visual identity and direct's actions of promotion and disclosure.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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