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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34634

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorPAULA, Josemira Aureliano de-
dc.date.accessioned2019-10-15T17:00:56Z-
dc.date.available2019-10-15T17:00:56Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34634-
dc.description.abstractAs instituições públicas e privadas, para garantir a eficiência, o bom desempenho e a saúde do trabalhador, necessitam se adequar às condições do ambiente de trabalho, considerando os aspectos ergonômicos. A partir dos seguintes autores: Iida (2005), Falzon (2007), Laville (1977), Vidal (2004), dentre outros, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como os fatores ergonômicos organizacional, físico e ambiental podem contribuir ou interferir no desenvolvimento das atividades de aulas práticas do docente do Curso de Bacharelado em Educação Física/UFPE. Trata-se de um estudo de caso com abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando para coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental, observação direta e entrevista semiestruturada. Na análise dos dados das entrevistas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2004) para interpretar as percepções dos docentes sobre os aspectos ergonômicos no seu processo de trabalho. Os resultados revelaram que os docentes consideram a estrutura do Núcleo de Educação Física e Desporto da UFPE adequada, mas identificaram fatores ergonômicos organizacionais, físicos e ambientais que necessitam de adequações para melhorar o desempenho, o conforto e promover a saúde do trabalhador. Partindo das análises, consideramos que a gestão plena gerencial é fundamental para o atendimento das demandas em tempo hábil. Porquanto, uma gestão com participação dos profissionais na identificação e nas decisões para as resoluções de melhorias e adequações dos aspectos ergonômicos pode possibilitar o bom desempenho, desenvolvimento, conforto e a saúde do trabalhador.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectErgonomia na Educação Físicapt_BR
dc.titleAnálise dos aspectos ergonômicos organizacional, físico e ambiental no processo de trabalho dos docentes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1677622917112442pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe public and private institutions need to adapt the work environment conditions, considering the ergonomic aspects for ensuring the efficiency, good performance and health of the worker. Based on these authors: Iida (2005), Falzon (2007), Laville (1977), Vidal (2004), and others, this study has as main goal to analyze how organizational, physical and environmental ergonomic factors may contribute to or interfere in the development of the practical class activities of the Bachelor's Degree in Physical Education/UFPE. This is a case study that used qualitative research approach developed by using data collection, bibliographic research, documentary analysis, direct observation and semi-structured interview. In the analysis of interview data, Bardin's Content Analysis technique (2004) was used to interpret teacher’s perceptions about the ergonomic aspects of their work process. The results showed that the teachers consider adequate the structure of the Physical Education and Sports Center of UFPE, but they also identified some organizational, physical and environmental ergonomic factors that need adequacies for improving their performance, comfort and for promoting their health. Based on these analyzes, we consider that full managerial management is fundamental for accommodating the demands in a timely manner. Because, the management with the participation of the professionals for identificatying and deciding resolutions of improvements and adaptations of the ergonomic aspects can enable a good performance, development, comfort and health of the worker.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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