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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34620

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMIANOVIC, Maria Cristina Caldas de Camargo Lima-
dc.contributor.authorLIMA, Najin Marcelino-
dc.date.accessioned2019-10-15T16:26:49Z-
dc.date.available2019-10-15T16:26:49Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34620-
dc.description.abstractEsta Tese parte de um projeto piloto implementado na turma de sexto período do curso de Letras Inglês (Lic.) 2015.1 na UFPE. O projeto tinha como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolverem conteúdos sobre multiletramentos e argumentação em língua inglesa, através de um componente on-line, que culminava na produção de um multimodal essay. Com base nesse material, lançamos a seguinte pergunta de pesquisa: Um componente on-line com base na Pedagogia dos Multiletramentos e da Argumentação pode contribuir para a expansão das práticas de letramentos e da argumentação em língua inglesa na universidade? Se sim, como? Se não, por quê? Nosso objetivo geral nesse trabalho foi o de analisar essa proposta pedagógica que aliava multiletramentos e argumentação. Especificamente, investigamos como a argumentação foi utilizada para expansão do conhecimento através da análise das tarefas propostas no componente, seguidas das respostas de duas alunas focais; e analisamos o desenvolvimento das estratégias argumentativas utilizadas por essas alunas na produção de um multimodal essay. Esta pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e apoia-se sobretudo em dois pilares teóricos: a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000) e os estudos de Argumentação (LEITÃO, 2007, 2011a, 2011b; LEITÃO; DAMIANOVIC, 2011; LIBERALI, 2013). Os estudos de multiletramentos visam contribuir para a produção de novos designs, considerando elementos de multiculturalidade e multimodalidade. Os estudos de argumentação nos quais nos baseamos partem de uma argumentação colaborativa (LIBERALI, 2013), que focaliza o aprender a argumentar, bem como o argumentar para aprender. Em termos metodológicos, este é um estudo de cunho qualitativo e inserido no quadro da Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCOL (MAGALHÃES, 2012). As pesquisas desenvolvidas na PCCOL visam a produção de atividades coletivas que possam levar os participantes a refletirem sobre regras, conceitos e diferentes teorias disponíveis para práticas em contextos de educação. O corpus selecionado para análise é constituído das três unidades do componente on-line, cada uma delas com quatro tarefas, sendo a última a produção de um multimodal essay; e das respostas das duas alunas focais. Os resultados apontam que uma proposta pedagógica que une multiletramentos e argumentação pode contribuir para a expansão do ensino de inglês na universidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectOn-linept_BR
dc.titleMultiletramentos e argumentação em um ambiente online: expandindo o ensino de inglês na universidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9749016384783854pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3959317424653926pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis thesis derives from a pilot project implemented in the sixth period of the Letras Inglês (Lic) course (2015.1) at UFPE. The aim of the project was to provide students with the opportunity to develop contents of multiliteracies and argumentation in the English language through an online component, culminating in the production of a multimodal essay. Based on this material, we posed the following research question: Can an online component based on the Multiliteracies Pedagogy and Argumentation contribute to the expansion of literacy practices and argumentation in English language at the university? If so, how? If not, why? Our general objective in this work was to analyze this pedagogical proposal that allied multiliteracies and argumentation. Specifically, we investigated how the argumentation was used to expand knowledge through the analysis of the tasks proposed in the component, followed by the responses of two focal students; we also analyzed the development of the argumentative strategies used by these students in the production of a multimodal essay. This research is located in the field of Applied Linguistics and is based mainly on two theoretical pillars, the Pedagogy of Multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996/2000) and the Argumentation studies (LEITÃO, 2007, 2011 a, 2011 b; LEITÃO; DAMIANOVIC, 2011; LIBERALI, 2013). The Multiliteracies studies aim to contribute to the production of new designs considering elements of multiculturalism and multimodality. The argumentation studies on which we rely are based on a collaborative argumentation (LIBERALI, 2013), which focuses on learning to argue, as well as arguing for learning. In methodological terms this is a qualitative study inserted in the framework of the Collaborative Critical Research - CCR (MAGALHÃES, 2012). The research developed at PCCOL aims to produce collective activities that can lead the participants to reflect on the rules, concepts and different theories available for practices in educational contexts. The corpus selected for analysis consists of the three units of the online component, each with four tasks, the last one being the production of a multimodal essay; and the responses of the two focal students. The results indicate that a pedagogical proposal that unites multiliteracies and argumentation can contribute to the expansion of the teaching of English in the university.pt_BR
dc.description.abstractxCette thèse trouve ses origines dans un projet pilote au sein d‘un groupe au sixième semestre du cours de License en Lettres-Anglais (2015.1) à l‘Université Fédérale de Pernambuco - UFPE. Le projet avait pour but de rendre possible le développement de matériel sur multi-littéracie et argumentation en langue anglaise, grâce à une ressource en ligne, qui aboutissait dans la production d‘un multimodal essay. Ayant pour base ce matériel, nous nous sommes posés la question de recherche suivante : une ressource en ligne sous influence de la pédagogie des multi-littéracies et de l‘argumentation peut contribuer à l‘expansion des pratiques de littéracies et de l‘argumentation en langue anglaise à l‘université ? Si oui, comment ? Si non, pourquoi ? Notre but dans cette recherche a été d‘analyser cette proposition pédagogique qui alliait multi-littéracies et argumentation. Plus spécifiquement, nous avons recherché comment nous nous sommes servis de l‘argumentation pour le développement de la connaissance à travers de l‘analyse des tâches proposées par la ressource, suite à des réponses de deux étudiantes en focus; et nous avons analysé le développement des stratégies argumentatives utilisées par ces deux étudiantes dans la production d‘un multimodal essay. Ce travail se situe dans le domaine de la Linguistique Appliquée et s‘appuie sur deux piliers théoriques : la Pédagogie des Multi-littéracies (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996/2000) et les études de l‘Argumentation (LEITÃO, 2007, 2011a, 2011b ; LEITÃO, DAMIANOVIC, 2011 ; LIBERALI, 2013). Les études de multi-littéracies envisagent de contribuer à la production de nouveaux designs prenant en considération des éléments de multi-culturalité et multi-modalité. Les études d‘argumentation sur lesquels nous nous sommes appuyés partent d‘une argumentation collaborative (LIBERALI, 2013), qui focalise soit l‘apprendre à argumenter, bien qu‘argumenter pour apprendre. En ce qui concerne la méthodologie, cet étude est qualitatif et s‘insère dans le cadre de la Recherche Critique de Collaboration – RCC (MAGALHÃES, 2012). Les recherches développées au sein de la RCC ont pour objectifs la production d‘activités collectives qui puissent permettre aux étudiants de réfléchir sur les règles, concepts et différentes théories disponibles pour les pratiques dans des contextes éducatifs. Le corpus sélectionné pour l‘analyse est constitué des trois unités de la ressource en ligne, chacune comporte quatre tâches dont la dernière est la production d‘un multimodal essay ; et des réponses des deux étudiantes en focus.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
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